Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57718

Compartilhe esta página

Título: Uso de ferramentas computacionais baseadas em grandes modelos de linguagem no ensino de Gramática
Autor(es): GONÇALVES, Lucas Matheus dos Santos
Palavras-chave: Chomsky; Faculdade da linguagem; Large Language Models
Data do documento: 11-Abr-2024
Citação: GONÇALVES, Lucas Matheus dos Santos. Uso de ferramentas computacionais baseadas em grandes modelos de linguagem no ensino de Gramática. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente estudo tem por objetivo apresentar as consequências do uso de grandes modelos de linguagem (BENDER, 2020, 2021) – comumente conhecidos como large language models (LLMs) – com o aparato inato e referencial humano, por ferramentas de processamento de língua, assim como a sua aplicação no ensino de gramática. Para tanto, busca-se em teóricos como Chomsky (1968, 2002, 2023) uma elucidação sobre o principal papel do inatismo na linguagem humana, destacando a faculdade da linguagem (FL). A fim de demonstrar o modo de aprendizado de máquina usado pelos modelos de linguagem, o transformer, buscam-se em Rodrigues (2018) noções acerca da arquitetura neural presente nos LLMs. No que concerne às principais problemáticas dos LLMs, Bender (2021) traz a perspectiva mais recente sobre os “papagaio estocástico”, assim como Moro et al. (2023) o faz no tocante à relação da faculdade da linguagem com os grandes modelos de linguagem. Para as implicações no ensino, dialoga-se com Viccari (2021) e Soares (2023) sobre o uso de inteligências artificiais (IAs) no âmbito educacional. Quanto às inconsistências em respostas geradas pelas IAs, Catalano e Lorenzi (2023) trazem as adversidades de “falta de fontes” e “alucinação”. Por fim, aborda-se, numa perspectiva gramatical, o ensino de gramática com Pilati (2017); Oliveira e Quarezemin (2016) são utilizados para a fundamentação prévia da sequência didática a ser aplicada em aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57718
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Lucas Matheus dos Santos Gonçalves.pdf422,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons