Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57718
Comparte esta pagina
Título : | Uso de ferramentas computacionais baseadas em grandes modelos de linguagem no ensino de Gramática |
Autor : | GONÇALVES, Lucas Matheus dos Santos |
Palabras clave : | Chomsky; Faculdade da linguagem; Large Language Models |
Fecha de publicación : | 11-abr-2024 |
Citación : | GONÇALVES, Lucas Matheus dos Santos. Uso de ferramentas computacionais baseadas em grandes modelos de linguagem no ensino de Gramática. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | O presente estudo tem por objetivo apresentar as consequências do uso de grandes modelos de linguagem (BENDER, 2020, 2021) – comumente conhecidos como large language models (LLMs) – com o aparato inato e referencial humano, por ferramentas de processamento de língua, assim como a sua aplicação no ensino de gramática. Para tanto, busca-se em teóricos como Chomsky (1968, 2002, 2023) uma elucidação sobre o principal papel do inatismo na linguagem humana, destacando a faculdade da linguagem (FL). A fim de demonstrar o modo de aprendizado de máquina usado pelos modelos de linguagem, o transformer, buscam-se em Rodrigues (2018) noções acerca da arquitetura neural presente nos LLMs. No que concerne às principais problemáticas dos LLMs, Bender (2021) traz a perspectiva mais recente sobre os “papagaio estocástico”, assim como Moro et al. (2023) o faz no tocante à relação da faculdade da linguagem com os grandes modelos de linguagem. Para as implicações no ensino, dialoga-se com Viccari (2021) e Soares (2023) sobre o uso de inteligências artificiais (IAs) no âmbito educacional. Quanto às inconsistências em respostas geradas pelas IAs, Catalano e Lorenzi (2023) trazem as adversidades de “falta de fontes” e “alucinação”. Por fim, aborda-se, numa perspectiva gramatical, o ensino de gramática com Pilati (2017); Oliveira e Quarezemin (2016) são utilizados para a fundamentação prévia da sequência didática a ser aplicada em aula. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57718 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc Lucas Matheus dos Santos Gonçalves.pdf | 422,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons