Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57718
Share on
Title: | Uso de ferramentas computacionais baseadas em grandes modelos de linguagem no ensino de Gramática |
Authors: | GONÇALVES, Lucas Matheus dos Santos |
Keywords: | Chomsky; Faculdade da linguagem; Large Language Models |
Issue Date: | 11-Apr-2024 |
Citation: | GONÇALVES, Lucas Matheus dos Santos. Uso de ferramentas computacionais baseadas em grandes modelos de linguagem no ensino de Gramática. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente estudo tem por objetivo apresentar as consequências do uso de grandes modelos de linguagem (BENDER, 2020, 2021) – comumente conhecidos como large language models (LLMs) – com o aparato inato e referencial humano, por ferramentas de processamento de língua, assim como a sua aplicação no ensino de gramática. Para tanto, busca-se em teóricos como Chomsky (1968, 2002, 2023) uma elucidação sobre o principal papel do inatismo na linguagem humana, destacando a faculdade da linguagem (FL). A fim de demonstrar o modo de aprendizado de máquina usado pelos modelos de linguagem, o transformer, buscam-se em Rodrigues (2018) noções acerca da arquitetura neural presente nos LLMs. No que concerne às principais problemáticas dos LLMs, Bender (2021) traz a perspectiva mais recente sobre os “papagaio estocástico”, assim como Moro et al. (2023) o faz no tocante à relação da faculdade da linguagem com os grandes modelos de linguagem. Para as implicações no ensino, dialoga-se com Viccari (2021) e Soares (2023) sobre o uso de inteligências artificiais (IAs) no âmbito educacional. Quanto às inconsistências em respostas geradas pelas IAs, Catalano e Lorenzi (2023) trazem as adversidades de “falta de fontes” e “alucinação”. Por fim, aborda-se, numa perspectiva gramatical, o ensino de gramática com Pilati (2017); Oliveira e Quarezemin (2016) são utilizados para a fundamentação prévia da sequência didática a ser aplicada em aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57718 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tcc Lucas Matheus dos Santos Gonçalves.pdf | 422,37 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License