Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57665
Share on
Title: | O uso de experimentos no ensino de dinâmica entre educandos do ensino médio |
Authors: | BEZERRA, Amanda Liberal |
Keywords: | Experimentação científica; Ensino de física; Demonstração experimental |
Issue Date: | 1-Apr-2024 |
Citation: | BEZERRA, Amanda Liberal. O uso de experimentos no ensino de dinâmica entre educandos do ensino médio. 2024. 32 p. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | As demonstrações experimentais despontam como ferramenta pedagógica de alto impacto para o aprendizado significativo no ensino de ciências, quando aplicado de forma coerentemente bem planejada. A aprendizagem de física no Brasil tem demonstrado ser um desafio para educadores da área, fato reforçado pelos baixos desempenhos em avaliações internacionais de aprendizagem de ciências. Frente a este cenário, o refinamento de métodos de ensino e a compreensão do impacto que causam no processo de ensino e aprendizagem são necessários e urgentes. O objetivo deste trabalho foi investigar como as demonstrações experimentais acerca das transformações de energia mecânica, utilizadas em conjunto numa única aula, contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem significativa e melhoram a interação social e a assimilação dos conceitos de dinâmica. Os resultados indicaram um impacto positivo na evolução da caracterização de conceitos físicos, aumentando o interesse nas atividades propostas e facilitando a compreensão dos conteúdos. Entretanto, destaca-se a importância de um ambiente de aprendizado adequado para maximizar os benefícios dessas práticas educacionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57665 |
Appears in Collections: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda Liberal Bezerra.pdf | 587,38 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License