Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57665

Share on

Title: O uso de experimentos no ensino de dinâmica entre educandos do ensino médio
Authors: BEZERRA, Amanda Liberal
Keywords: Experimentação científica; Ensino de física; Demonstração experimental
Issue Date: 1-Apr-2024
Citation: BEZERRA, Amanda Liberal. O uso de experimentos no ensino de dinâmica entre educandos do ensino médio. 2024. 32 p. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: As demonstrações experimentais despontam como ferramenta pedagógica de alto impacto para o aprendizado significativo no ensino de ciências, quando aplicado de forma coerentemente bem planejada. A aprendizagem de física no Brasil tem demonstrado ser um desafio para educadores da área, fato reforçado pelos baixos desempenhos em avaliações internacionais de aprendizagem de ciências. Frente a este cenário, o refinamento de métodos de ensino e a compreensão do impacto que causam no processo de ensino e aprendizagem são necessários e urgentes. O objetivo deste trabalho foi investigar como as demonstrações experimentais acerca das transformações de energia mecânica, utilizadas em conjunto numa única aula, contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem significativa e melhoram a interação social e a assimilação dos conceitos de dinâmica. Os resultados indicaram um impacto positivo na evolução da caracterização de conceitos físicos, aumentando o interesse nas atividades propostas e facilitando a compreensão dos conteúdos. Entretanto, destaca-se a importância de um ambiente de aprendizado adequado para maximizar os benefícios dessas práticas educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57665
Appears in Collections:(TCC) - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Amanda Liberal Bezerra.pdf587,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons