Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57665
Compartilhe esta página
Título: | O uso de experimentos no ensino de dinâmica entre educandos do ensino médio |
Autor(es): | BEZERRA, Amanda Liberal |
Palavras-chave: | Experimentação científica; Ensino de física; Demonstração experimental |
Data do documento: | 1-Abr-2024 |
Citação: | BEZERRA, Amanda Liberal. O uso de experimentos no ensino de dinâmica entre educandos do ensino médio. 2024. 32 p. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | As demonstrações experimentais despontam como ferramenta pedagógica de alto impacto para o aprendizado significativo no ensino de ciências, quando aplicado de forma coerentemente bem planejada. A aprendizagem de física no Brasil tem demonstrado ser um desafio para educadores da área, fato reforçado pelos baixos desempenhos em avaliações internacionais de aprendizagem de ciências. Frente a este cenário, o refinamento de métodos de ensino e a compreensão do impacto que causam no processo de ensino e aprendizagem são necessários e urgentes. O objetivo deste trabalho foi investigar como as demonstrações experimentais acerca das transformações de energia mecânica, utilizadas em conjunto numa única aula, contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem significativa e melhoram a interação social e a assimilação dos conceitos de dinâmica. Os resultados indicaram um impacto positivo na evolução da caracterização de conceitos físicos, aumentando o interesse nas atividades propostas e facilitando a compreensão dos conteúdos. Entretanto, destaca-se a importância de um ambiente de aprendizado adequado para maximizar os benefícios dessas práticas educacionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57665 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda Liberal Bezerra.pdf | 587,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons