Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57665

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMARAL, Ricardo Ribeiro do-
dc.contributor.authorBEZERRA, Amanda Liberal-
dc.date.accessioned2024-09-09T14:14:18Z-
dc.date.available2024-09-09T14:14:18Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.date.submitted2024-05-03-
dc.identifier.citationBEZERRA, Amanda Liberal. O uso de experimentos no ensino de dinâmica entre educandos do ensino médio. 2024. 32 p. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57665-
dc.description.abstractAs demonstrações experimentais despontam como ferramenta pedagógica de alto impacto para o aprendizado significativo no ensino de ciências, quando aplicado de forma coerentemente bem planejada. A aprendizagem de física no Brasil tem demonstrado ser um desafio para educadores da área, fato reforçado pelos baixos desempenhos em avaliações internacionais de aprendizagem de ciências. Frente a este cenário, o refinamento de métodos de ensino e a compreensão do impacto que causam no processo de ensino e aprendizagem são necessários e urgentes. O objetivo deste trabalho foi investigar como as demonstrações experimentais acerca das transformações de energia mecânica, utilizadas em conjunto numa única aula, contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem significativa e melhoram a interação social e a assimilação dos conceitos de dinâmica. Os resultados indicaram um impacto positivo na evolução da caracterização de conceitos físicos, aumentando o interesse nas atividades propostas e facilitando a compreensão dos conteúdos. Entretanto, destaca-se a importância de um ambiente de aprendizado adequado para maximizar os benefícios dessas práticas educacionais.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperimentação científicapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectDemonstração experimentalpt_BR
dc.titleO uso de experimentos no ensino de dinâmica entre educandos do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9230155529493290pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7704136680001681pt_BR
dc.description.abstractxExperimental demonstrations emerge as a highly impactful pedagogical tool for meaningful learning in science education when applied in a consistently well-planned manner. Physics learning in Brazil has proven to be a challenge for educators in the field, a fact reinforced by low performance in international science learning assessments. Faced with this scenario, the refinement of teaching methods and understanding the impact they have on the teaching and learning process are necessary and urgent. The aim of this study was to investigate how experimental demonstrations about the transformations of mechanical energy, used together in a single class, contribute to the development of meaningful learning and improve social interaction and the assimilation of dynamic concepts. The results indicated a positive impact on the evolution of the characterization of physical concepts and on students' motivation, increasing interest in the proposed activities and facilitating understanding of the content. However, it is important to emphasize the importance of an appropriate learning environment to maximize the benefits of these educational practices.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DF) - Departamento de Física pt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-3628-6135pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Amanda Liberal Bezerra.pdf587,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons