Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57598
Share on
Title: | Contagem e OBMEP: um exercício de matemática crítica |
Authors: | NASCIMENTO, Bruno da Cunha Lima e |
Keywords: | Modelagem Matemática; Ensino de Análise Combinatória; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas e Privadas |
Issue Date: | 2-Oct-2023 |
Citation: | NASCIMENTO, Bruno da Cunha Lima e. Contagem e OBMEP: um exercício de matemática crítica. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A Modelagem na Educação Matemática na perspectiva da Matemática Crítica, é uma abordagem pedagógica inspirada nas ideias de Ole Skovsmose (1994), e tem como pioneiros no Brasil Jonei Cerqueira Barbosa (2004) e Jussara de Loiola Araújo (2012). O presente trabalho se ancorou nestas ideias para apresentar uma proposta de intervenção no conteúdo de Análise Combinatória, previsto de maneira incipiente no ensino fundamental mas recorrente na prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Por meio de exemplos, pretendemos inspirar colegas professores a incentivarem seus alunos a enfrentarem os desafios da olimpíada sem necessariamente preparar aulas teóricas sobre análise combinatória, introduzindo os conceitos, nomenclaturas e fórmulas associadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57598 |
Appears in Collections: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Bruno da Cunha Lima e Nascimento.pdf | 941,95 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License