Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57598

Compartilhe esta página

Título: Contagem e OBMEP: um exercício de matemática crítica
Autor(es): NASCIMENTO, Bruno da Cunha Lima e
Palavras-chave: Modelagem Matemática; Ensino de Análise Combinatória; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas e Privadas
Data do documento: 2-Out-2023
Citação: NASCIMENTO, Bruno da Cunha Lima e. Contagem e OBMEP: um exercício de matemática crítica. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A Modelagem na Educação Matemática na perspectiva da Matemática Crítica, é uma abordagem pedagógica inspirada nas ideias de Ole Skovsmose (1994), e tem como pioneiros no Brasil Jonei Cerqueira Barbosa (2004) e Jussara de Loiola Araújo (2012). O presente trabalho se ancorou nestas ideias para apresentar uma proposta de intervenção no conteúdo de Análise Combinatória, previsto de maneira incipiente no ensino fundamental mas recorrente na prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Por meio de exemplos, pretendemos inspirar colegas professores a incentivarem seus alunos a enfrentarem os desafios da olimpíada sem necessariamente preparar aulas teóricas sobre análise combinatória, introduzindo os conceitos, nomenclaturas e fórmulas associadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57598
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bruno da Cunha Lima e Nascimento.pdf941,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons