Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57576

Share on

Title: Avaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa no ensino remoto emergencial: contribuições das pesquisas educacionais
Authors: SOUZA, Larissa Danieli Candido de
Keywords: Ensino de Língua Portuguesa; Avaliação da Aprendizagem; Ensino Remoto Emergencial; Pesquisa Educacional
Issue Date: 21-Dec-2021
Citation: SOUZA, Larissa Danieli Candido de. Avalição da aprendizagem em Língua Portuguesa no Ensino Remoto Emergencial: contribuições das pesquisas educacionais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições das produções científicas nacionais para compreender o processo de avaliação em Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto. Especificamente buscou-se apresentar um levantamento da produção bibliográfica com intuito de identificar os estudos voltados à disciplina de Língua Portuguesa, como também, averiguar quais deles contemplavam a Pedagogia dos Multiletramentos. A partir de uma abordagem qualitativa, recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e, para o tratamento de dados, realizou-se uma análise de conteúdo (BARDIN, 2008) por meio da técnica de análise temático-categorial. Foram encontrados 13 artigos publicados em periódicos nacionais que abordaram a temática do ensino remoto, avaliação da aprendizagem e multiletramentos. Os resultados apontam para uma carência de pesquisas nesta perspectiva. Esta pesquisa oferece contribuições quanto ao papel da pesquisa na adequação dos processos avaliativos em Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57576
Appears in Collections:(TCC) - Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Larissa Danieli Candido de Souza.pdf254,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons