Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57576

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa no ensino remoto emergencial: contribuições das pesquisas educacionais
Autor(es): SOUZA, Larissa Danieli Candido de
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Avaliação da Aprendizagem; Ensino Remoto Emergencial; Pesquisa Educacional
Data do documento: 21-Dez-2021
Citação: SOUZA, Larissa Danieli Candido de. Avalição da aprendizagem em Língua Portuguesa no Ensino Remoto Emergencial: contribuições das pesquisas educacionais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições das produções científicas nacionais para compreender o processo de avaliação em Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto. Especificamente buscou-se apresentar um levantamento da produção bibliográfica com intuito de identificar os estudos voltados à disciplina de Língua Portuguesa, como também, averiguar quais deles contemplavam a Pedagogia dos Multiletramentos. A partir de uma abordagem qualitativa, recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e, para o tratamento de dados, realizou-se uma análise de conteúdo (BARDIN, 2008) por meio da técnica de análise temático-categorial. Foram encontrados 13 artigos publicados em periódicos nacionais que abordaram a temática do ensino remoto, avaliação da aprendizagem e multiletramentos. Os resultados apontam para uma carência de pesquisas nesta perspectiva. Esta pesquisa oferece contribuições quanto ao papel da pesquisa na adequação dos processos avaliativos em Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57576
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Larissa Danieli Candido de Souza.pdf254,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons