Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57540

Compartilhe esta página

Título: Leitura e análise de charges com fundamentos na teoria semiótica : uma contribuição para o ensino de língua portuguesa
Autor(es): MATIAS, Regina Celly Ciríaco de Melo
Palavras-chave: Linguagens e letramentos; Semiótica; Charge - significação
Data do documento: 20-Dez-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MATIAS, Regina Celly Ciriaco de Melo. Leitura e análise de charges com fundamentos na teoria semiótica: uma contribuição para o ensino de língua portuguesa. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A Charge é um gênero textual que, em seu conteúdo temático, aborda temas atuais, informações que estão sendo divulgadas na mídia e quase sempre utiliza a linguagem verbal e a linguagem não verbal, exigindo, assim, que, para sua compreensão, o leitor desenvolva uma competência crítica. O presente trabalho se propõe a elaborar oficinas de leitura, como ferramenta didático-metodológica de textos para a compreensão global dos sentidos em textos com múltiplas semioses, mais especificamente, na interpretação do gênero Charge. As oficinas propostas poderão ser aplicadas em turmas do módulo 5 da Educação de Jovens e Adultos, que corresponde aos anos finais (8o e 9o ano) do Ensino Fundamental. Buscamos, especificamente, analisar quais os actantes fazem parte da narrativa a partir do percurso gerativo da significação, inferir quais as escolhas feitas pelos sujeitos da enunciação que estabelecem no plano discursivo, ou seja, na superfície do texto, e identificar a oposição elementar (binária) que subjaz o texto no nível fundamental das etapas do percurso gerativo da significação. Para isso, essa pesquisa fundamenta-se sobre as contribuições da semiótica, sobretudo com Greimas & Courtés (1983), Barros (2002; 2005) e Fiorin (2009; 2012). Como procedimento metodológico, nossa pesquisa tem caráter qualitativo e será proposta a partir da leitura e análise de charges com a temática do meio ambiente, o material analisado será uma proposta didática que propõe a aplicação de oficinas de leitura de charges com os alunos. Diante disso, pretendemos, através da análise semiótica, ampliar a competência leitora, através da elaboração de oficinas de leitura, como ferramenta didático-metodológica que auxiliem na compreensão global dos sentidos semióticos do gênero charge, proporcionado ao leitor ativo a possibilidade de construir sentidos a partir de um repertório de conhecimentos que compreendam o funcionamento da linguagem em diferentes esferas da atividade humana.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57540
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Regina Celly Ciríaco de Melo Matias.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons