Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57540

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOURA, Adriano Carlos de-
dc.contributor.authorMATIAS, Regina Celly Ciríaco de Melo-
dc.date.accessioned2024-08-26T12:46:07Z-
dc.date.available2024-08-26T12:46:07Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationMATIAS, Regina Celly Ciriaco de Melo. Leitura e análise de charges com fundamentos na teoria semiótica: uma contribuição para o ensino de língua portuguesa. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57540-
dc.description.abstractA Charge é um gênero textual que, em seu conteúdo temático, aborda temas atuais, informações que estão sendo divulgadas na mídia e quase sempre utiliza a linguagem verbal e a linguagem não verbal, exigindo, assim, que, para sua compreensão, o leitor desenvolva uma competência crítica. O presente trabalho se propõe a elaborar oficinas de leitura, como ferramenta didático-metodológica de textos para a compreensão global dos sentidos em textos com múltiplas semioses, mais especificamente, na interpretação do gênero Charge. As oficinas propostas poderão ser aplicadas em turmas do módulo 5 da Educação de Jovens e Adultos, que corresponde aos anos finais (8o e 9o ano) do Ensino Fundamental. Buscamos, especificamente, analisar quais os actantes fazem parte da narrativa a partir do percurso gerativo da significação, inferir quais as escolhas feitas pelos sujeitos da enunciação que estabelecem no plano discursivo, ou seja, na superfície do texto, e identificar a oposição elementar (binária) que subjaz o texto no nível fundamental das etapas do percurso gerativo da significação. Para isso, essa pesquisa fundamenta-se sobre as contribuições da semiótica, sobretudo com Greimas & Courtés (1983), Barros (2002; 2005) e Fiorin (2009; 2012). Como procedimento metodológico, nossa pesquisa tem caráter qualitativo e será proposta a partir da leitura e análise de charges com a temática do meio ambiente, o material analisado será uma proposta didática que propõe a aplicação de oficinas de leitura de charges com os alunos. Diante disso, pretendemos, através da análise semiótica, ampliar a competência leitora, através da elaboração de oficinas de leitura, como ferramenta didático-metodológica que auxiliem na compreensão global dos sentidos semióticos do gênero charge, proporcionado ao leitor ativo a possibilidade de construir sentidos a partir de um repertório de conhecimentos que compreendam o funcionamento da linguagem em diferentes esferas da atividade humana.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagens e letramentospt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectCharge - significaçãopt_BR
dc.titleLeitura e análise de charges com fundamentos na teoria semiótica : uma contribuição para o ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2441895755221728pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/894762816987487pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxCharge is a textual genre that, in its thematic content, addresses current issues, information that is being disseminated in the media and almost always uses verbal and non-verbal language, thus requiring that, for its understanding, the reader develops a critical competence. The present work proposes to elaborate reading workshops, as a didactic-methodological tool of texts for the global comprehension of the meanings in texts with multiple semiosis, more specifically, in the interpretation of the genre Charge. The proposed workshops can be applied in classes of module 5 of Youth and Adult Education, which corresponds to the final years (8th and 9th year) of Elementary School. We specifically seek to analyze which actants are part of the narrative from the generative path of meaning, infer which choices made by the subjects of the enunciation they establish on the discursive level, that is, on the surface of the text, and identify the elementary opposition (binary) that underlies the text at the fundamental level of the stages of the generative path of meaning. For this, this research is based on the contributions of semiotics, especially with Greimas & Courtés (1983), Barros (2002; 2005) and Fiorin (2009; 2012). As a methodological procedure, our research has a qualitative character and will be proposed from the reading and analysis of cartoons with the theme of the environment, the analyzed material will be a didactic proposal that proposes the application of cartoon reading workshops with students. Therefore, we intend, through semiotic analysis, to expand the reading competence, through the development of reading workshops, as a didactic- methodological tool that help in the global understanding of the semiotic meanings of the cartoon genre, providing the active reader with the possibility of building meanings to from a repertoire of knowledge that understand the functioning of language in different spheres of human activity.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Regina Celly Ciríaco de Melo Matias.pdf1,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons