Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57489

Share on

Title: Desenho de uma sequência de ensino e aprendizagem sobre educação sexual para abordagem problematizadora e humanizada de conceitos químicos
Authors: FIGUEIRÊDO, Maria Cristina da Silva
Keywords: Ensino de química; Conteúdos cordiais; Educação sexual; Química orgânica; Sequência de ensino e aprendizagem
Issue Date: 5-May-2023
Citation: FIGUEIRÊDO, Maria Cristina da Silva. Desenho de uma sequência de ensino e aprendizagem sobre educação sexual para abordagem problematizadora e humanizada de conceitos químicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A partir de uma leitura na BNCC e no currículo de pernambuco, foi feita uma reflexão sobre os temas transversais presentes e as possibilidades para a abordagem de conteúdos cordiais, utilizando como tema central, a educação sexual no ensino de Química, com foco nos hormônios sexuais e na diversidade sexual. Tal conteúdo foi abordado a partir do viés da Química Orgânica, estudando as estruturas dos hormônios e neurotransmissores envolvidos no corpo humano e responsáveis pelas emoções, apontando as possíveis funções e reações orgânicas em cada um. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa em bancos de dados online no qual observou-se a escassez de trabalhos relacionados à educação sexual com o ensino de química no Ensino Médio. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver uma sequência de ensino e aprendizagem sobre educação e diversidade sexual no ensino de química, com foco em funções e reações orgânicas, a partir de conteúdos cordiais. A sequência construída conta com quatro momentos que visam ser aplicados no contraturno de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. O primeiro momento conta com um levantamento de concepções prévias sobre os assuntos tratados; o segundo conta com uma aula expositiva sobre hormônios sexuais e identidade de gênero; o terceiro também é uma aula expositiva sobre os hormônios e neurotransmissores responsáveis pela paixão; e o quarto e último momento se trata de uma atividade de sistematização de todo o conteúdo apresentado, no qual haverá, também, espaço para futura validação da sequência de ensino e aprendizagem construída a partir das tendências de validação interna e externa para uma sequência didática, propostas por Méheut.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57489
Appears in Collections:(TCC) - Química (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Cristina da Silva Figueirêdo .pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons