Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57489

Comparte esta pagina

Título : Desenho de uma sequência de ensino e aprendizagem sobre educação sexual para abordagem problematizadora e humanizada de conceitos químicos
Autor : FIGUEIRÊDO, Maria Cristina da Silva
Palabras clave : Ensino de química; Conteúdos cordiais; Educação sexual; Química orgânica; Sequência de ensino e aprendizagem
Fecha de publicación : 5-may-2023
Citación : FIGUEIRÊDO, Maria Cristina da Silva. Desenho de uma sequência de ensino e aprendizagem sobre educação sexual para abordagem problematizadora e humanizada de conceitos químicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A partir de uma leitura na BNCC e no currículo de pernambuco, foi feita uma reflexão sobre os temas transversais presentes e as possibilidades para a abordagem de conteúdos cordiais, utilizando como tema central, a educação sexual no ensino de Química, com foco nos hormônios sexuais e na diversidade sexual. Tal conteúdo foi abordado a partir do viés da Química Orgânica, estudando as estruturas dos hormônios e neurotransmissores envolvidos no corpo humano e responsáveis pelas emoções, apontando as possíveis funções e reações orgânicas em cada um. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa em bancos de dados online no qual observou-se a escassez de trabalhos relacionados à educação sexual com o ensino de química no Ensino Médio. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver uma sequência de ensino e aprendizagem sobre educação e diversidade sexual no ensino de química, com foco em funções e reações orgânicas, a partir de conteúdos cordiais. A sequência construída conta com quatro momentos que visam ser aplicados no contraturno de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. O primeiro momento conta com um levantamento de concepções prévias sobre os assuntos tratados; o segundo conta com uma aula expositiva sobre hormônios sexuais e identidade de gênero; o terceiro também é uma aula expositiva sobre os hormônios e neurotransmissores responsáveis pela paixão; e o quarto e último momento se trata de uma atividade de sistematização de todo o conteúdo apresentado, no qual haverá, também, espaço para futura validação da sequência de ensino e aprendizagem construída a partir das tendências de validação interna e externa para uma sequência didática, propostas por Méheut.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57489
Aparece en las colecciones: (TCC) - Química (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Cristina da Silva Figueirêdo .pdf1,68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons