Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57205
Compartilhe esta página
Título: | Educação Literária : escolha das obras e dos manuais do professor do PNLD-Literário 2020 |
Autor(es): | ABREU, Cristiane Rodrigues de |
Palavras-chave: | Políticas públicas de leitura; PNLD-Literário; Educação literária |
Data do documento: | 30-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ABREU, Cristiane Rodrigues de. Educação Literária: escolha das obras e dos manuais do professor do PNLD-Literário 2020. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A presente pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras da UFPE, apresenta como objetivo principal analisar os materiais, como o Guia Digital do PNLD- Literário (2020), duas obras literárias do acervo dos estudantes e os Manuais do Professor que acompanham essas obras adotadas na escola Professor Cândido Duarte (Recife, Pernambuco). Tais materiais foram analisados com o intuito de saber quais as potencialidades e fragilidades das orientações teórico-metodológicas fornecidas com eles, como o Guia e os Manuais do professor, conforme solicita o edital do PNLD-LIterário (2020). Quanto à fundamentação teórica da pesquisa, no que concerne ao tema Educação Literária, recorremos à Dezotti, Almeida e Macedo (2021); Dalvi (2013, 2018); Colomer (2007); Leahy-Dios (2004). Quanto à concepção de “leitura”, recorremos a Magda Soares (2007), Regina Zilberman e Rosing (2009), Dalvi (2013), Marisa Lajolo (2001), Colomer (2007), Andruetto (2017). Quanto às políticas públicas de fomento à leitura, recorremos a Paiva(2012). Quanto ao ensino de leitura literária, a Amorim et al (2022), Dalvi (2018) e Macedo (2021). A pesquisa é de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, e utiliza como procedimento a pesquisa documental e bibliográfica. A pesquisa documental evidenciou que as contribuições do Programa para a formação de alunos-leitores são focadas na distribuição de livros, mas que essa importante etapa deve ser continuada por outras, para garantir a formação do aluno-leitor, assim como a formação continuada dos professores. A potencialidade apresentada foi a possibilidade de o professor realizar a escolha das obras. Já as fragilidades ficaram nos materiais elaborados para apoiar o professor, como o Guia Digital e o Manual que poderiam ser mais acessíveis e menos parecidos com um material didático. Essas fragilidades podem ser superadas em uma próxima edição. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57205 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cristiane Rodrigues de Abreu.pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons