Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57205

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos-
dc.contributor.authorABREU, Cristiane Rodrigues de-
dc.date.accessioned2024-08-05T15:15:46Z-
dc.date.available2024-08-05T15:15:46Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationABREU, Cristiane Rodrigues de. Educação Literária: escolha das obras e dos manuais do professor do PNLD-Literário 2020. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57205-
dc.description.abstractA presente pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras da UFPE, apresenta como objetivo principal analisar os materiais, como o Guia Digital do PNLD- Literário (2020), duas obras literárias do acervo dos estudantes e os Manuais do Professor que acompanham essas obras adotadas na escola Professor Cândido Duarte (Recife, Pernambuco). Tais materiais foram analisados com o intuito de saber quais as potencialidades e fragilidades das orientações teórico-metodológicas fornecidas com eles, como o Guia e os Manuais do professor, conforme solicita o edital do PNLD-LIterário (2020). Quanto à fundamentação teórica da pesquisa, no que concerne ao tema Educação Literária, recorremos à Dezotti, Almeida e Macedo (2021); Dalvi (2013, 2018); Colomer (2007); Leahy-Dios (2004). Quanto à concepção de “leitura”, recorremos a Magda Soares (2007), Regina Zilberman e Rosing (2009), Dalvi (2013), Marisa Lajolo (2001), Colomer (2007), Andruetto (2017). Quanto às políticas públicas de fomento à leitura, recorremos a Paiva(2012). Quanto ao ensino de leitura literária, a Amorim et al (2022), Dalvi (2018) e Macedo (2021). A pesquisa é de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, e utiliza como procedimento a pesquisa documental e bibliográfica. A pesquisa documental evidenciou que as contribuições do Programa para a formação de alunos-leitores são focadas na distribuição de livros, mas que essa importante etapa deve ser continuada por outras, para garantir a formação do aluno-leitor, assim como a formação continuada dos professores. A potencialidade apresentada foi a possibilidade de o professor realizar a escolha das obras. Já as fragilidades ficaram nos materiais elaborados para apoiar o professor, como o Guia Digital e o Manual que poderiam ser mais acessíveis e menos parecidos com um material didático. Essas fragilidades podem ser superadas em uma próxima edição.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas públicas de leiturapt_BR
dc.subjectPNLD-Literáriopt_BR
dc.subjectEducação literáriapt_BR
dc.titleEducação Literária : escolha das obras e dos manuais do professor do PNLD-Literário 2020pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNASCIMENTO, Gláucia Renata Pereira do-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6389693731302794pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThe present research, developed in the Professional Master's Degree in Letters at UFPE, has as its main objective to analyze materials, such as the PNLD-Literário Digital Guide (2020), two literary works of the students' collection and the Teacher's Manuals that accompany these adopted works. at the Professor Cândido Duarte school (Recife, Pernambuco). Such materials were analyzed in order to know the strengths and weaknesses of the theoretical-methodological guidelines provided with them, such as the Teacher's Guide and Manuals, as requested by the PNLD-LIterário public notice (2020). As for the theoretical foundation of the research, regarding the Literary Education theme, we resorted to Dezotti, Almeida and Macedo (2021); Dalvi (2013, 2018); Colomer (2007); Leahy-Dios (2004). As for the concept of “reading”, we turned to Magda Soares (2007), Regina Zilberman and Rosing (2009), Dalvi (2013), Marisa Lajolo (2001), Colomer (2007), Andruetto (2017). As for public policies to promote reading, we resorted to Paiva(2012). As for the teaching of literary reading, Amorim et al (2022), Dalvi (2018) and Macedo (2021). The research is of a qualitative approach, with an exploratory objective, and uses documentary and bibliographical research as procedures. The documentary research showed that the Program's contributions to the training of student-readers are focused on the distribution of books, but that this important stage must be followed by others, to guarantee the training of student-readers, such as the continuing education of teachers. The strength presented was the possibility for the teacher to choose the works. The weaknesses were in the materials designed to support the teacher, such as the Digital Guide and the Manual, which could be more accessible and less similar to didactic material. These weaknesses can be overcome in a future edition.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5888106779497586pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cristiane Rodrigues de Abreu.pdf2,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons