Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57153

Compartilhe esta página

Título: O uso da cultura maker contribuindo para inclusão social e digital : uma construção com o scratch e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Alda Romeu da cidade do Recife
Autor(es): PAIVA, Pollyane de Almeida
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Inclusão social; Inclusão digital; Scratch
Data do documento: 27-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PAIVA, Pollyane de Almeida. O uso da cultura maker contribuindo para inclusão social e digital: uma construção com o scratch e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Alda Romeu da cidade do Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A integração das tecnologias digitais na sociedade mudou a forma como as pessoas criam, obtêm dados, interagem, percebem suas relações e executam suas tarefas diárias. Essas tecnologias alteraram a maneira como vemos o tempo e o espaço, assim como criaram novas necessidades educacionais que afetaram diretamente o sistema escolar. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), como parte integrante dessa sociedade e do sistema educacional, também tem enfrentado os desafios gerados pela influência dessas tecnologias na comunidade em geral. Desse modo, a presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de tipologia experimental com um grupo restrito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que teve o objetivo de analisar a contribuição da cultura Maker na inclusão social e digital através do Scratch. Os objetivos específicos trabalhados foram: identificar as hipóteses de uso do Scratch com o grupo específico da EJA; garantir a operacionalização do plano experimental a partir da ferramenta escolhida; desenvolver um e-book com as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no experimento. No tocante à metodologia, o estudo priorizou a observação dos procedimentos metodológicos utilizados nas aulas, com o uso da tecnologia na construção do conhecimento para a promoção e engajamento do estudante no desenvolvimento dos atos de planejar, elaborar e construir um produto. Neste sentido, foi possível refletir sobre o que desenvolveram em conjunto, bem como refletir sobre as dificuldades que tiveram no processo de desenvolvimento do experimento. Ao final, foi realizada uma entrevista sobre o que foi vivenciado na pesquisa. Os participantes da investigação foram os estudantes de uma turma modulada da EJA da Escola Municipal Alda Romeu. Os resultados da pesquisa apontam para a ausência de propostas na área de tecnologia para o público da EJA na Rede Municipal de Ensino do Recife e também para o apagamento desta modalidade com a diminuição e o fechamento de turmas nas Unidades de Ensino. Desta feita, essa dissertação propõe uma reflexão sobre a inclusão social e digital desse público, através da tecnologia, na perspectiva de contribuir em prol de uma educação que emancipa e ao mesmo tempo trans(forma) Jovens e Adultos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57153
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pollyane de Almeida Paiva.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons