Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57127

Comparte esta pagina

Título : Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de matemática : o caso do sistema de equações polinomiais do 1o grau em uma turma do 8o ano
Autor : BARBOSA, Paulo Sergio
Palabras clave : Educação - Matemática; Didática; Contrato didático; Polinômios
Fecha de publicación : 22-abr-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BARBOSA, Paulo Sérgio. Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de matemática: o caso do sistema de equações polinomiais do 1o grau em uma turma do 8o ano. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : O objetivo geral deste trabalho é analisar situações didáticas, resolução e elaboração de problemas em sistema de equações polinomiais do 1o grau, sob a ótica dos elementos e efeitos do Contrato Didático. Para tanto, optou-se pelo referencial teórico da Didática da Matemática de origem francófona: a noção de Contrato Didático. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com uma professora e seus estudantes de uma turma do 8o ano “A” do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal no município de Surubim, estado de Pernambuco. Para atender aos objetivos deste estudo, fez-se necessário a realização de entrevistas com a professora e a observação das aulas referentes ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo sistema de equações do 1o grau. A partir dos dados obtidos, compreendeu-se melhor como se dá o Contrato Didático neste contexto, observando os elementos e efeitos que surgem na relação didática, e como estes se comportam na relação entre professor e estudante e, consequentemente, no processo de ruptura do contrato já estabelecido, possibilitando mudanças no pensar e no comportamento dos colaborados da pesquisa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57127
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Paulo Sergio Barbosa.pdf2,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons