Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57127

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorBARBOSA, Paulo Sergio-
dc.date.accessioned2024-07-31T16:06:59Z-
dc.date.available2024-07-31T16:06:59Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.citationBARBOSA, Paulo Sérgio. Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de matemática: o caso do sistema de equações polinomiais do 1o grau em uma turma do 8o ano. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57127-
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho é analisar situações didáticas, resolução e elaboração de problemas em sistema de equações polinomiais do 1o grau, sob a ótica dos elementos e efeitos do Contrato Didático. Para tanto, optou-se pelo referencial teórico da Didática da Matemática de origem francófona: a noção de Contrato Didático. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com uma professora e seus estudantes de uma turma do 8o ano “A” do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal no município de Surubim, estado de Pernambuco. Para atender aos objetivos deste estudo, fez-se necessário a realização de entrevistas com a professora e a observação das aulas referentes ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo sistema de equações do 1o grau. A partir dos dados obtidos, compreendeu-se melhor como se dá o Contrato Didático neste contexto, observando os elementos e efeitos que surgem na relação didática, e como estes se comportam na relação entre professor e estudante e, consequentemente, no processo de ruptura do contrato já estabelecido, possibilitando mudanças no pensar e no comportamento dos colaborados da pesquisa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação - Matemáticapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectContrato didáticopt_BR
dc.subjectPolinômiospt_BR
dc.titleInvestigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de matemática : o caso do sistema de equações polinomiais do 1o grau em uma turma do 8o anopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7919369489925920pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this work is to analyze didactic situations, solving and elaborating problems in a system of 1st grade polynomial equations, from the perspective of the elements and effects of the Didactic Contract. To this end, we opted for the theoretical framework of Mathematics Didactics of French origin: the notion of Didactic Contract. This research, with a qualitative approach, was carried out with a teacher and her students from an 8th year “A” class of Elementary School at a municipal school in the municipality of Surubim, state of Pernambuco. To meet the objectives of this study, it was necessary to carry out interviews with the teacher and observe classes related to the content of solving and elaborating problems involving a system of 1st degree equations. From the data obtained, it was better understood how the Didactic Contract works in this context, observing the elements and effects that arise in the didactic relationship, and how these behave in the relationship between teacher and student and, consequently, in the process of rupture of the contract already established, enabling changes in the thinking and behavior of research collaborators.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Paulo Sergio Barbosa.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons