Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57127
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Paulo Sergio | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T16:06:59Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T16:06:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-22 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Paulo Sérgio. Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de matemática: o caso do sistema de equações polinomiais do 1o grau em uma turma do 8o ano. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57127 | - |
dc.description.abstract | O objetivo geral deste trabalho é analisar situações didáticas, resolução e elaboração de problemas em sistema de equações polinomiais do 1o grau, sob a ótica dos elementos e efeitos do Contrato Didático. Para tanto, optou-se pelo referencial teórico da Didática da Matemática de origem francófona: a noção de Contrato Didático. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com uma professora e seus estudantes de uma turma do 8o ano “A” do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal no município de Surubim, estado de Pernambuco. Para atender aos objetivos deste estudo, fez-se necessário a realização de entrevistas com a professora e a observação das aulas referentes ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo sistema de equações do 1o grau. A partir dos dados obtidos, compreendeu-se melhor como se dá o Contrato Didático neste contexto, observando os elementos e efeitos que surgem na relação didática, e como estes se comportam na relação entre professor e estudante e, consequentemente, no processo de ruptura do contrato já estabelecido, possibilitando mudanças no pensar e no comportamento dos colaborados da pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Contrato didático | pt_BR |
dc.subject | Polinômios | pt_BR |
dc.title | Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de matemática : o caso do sistema de equações polinomiais do 1o grau em uma turma do 8o ano | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7919369489925920 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The general objective of this work is to analyze didactic situations, solving and elaborating problems in a system of 1st grade polynomial equations, from the perspective of the elements and effects of the Didactic Contract. To this end, we opted for the theoretical framework of Mathematics Didactics of French origin: the notion of Didactic Contract. This research, with a qualitative approach, was carried out with a teacher and her students from an 8th year “A” class of Elementary School at a municipal school in the municipality of Surubim, state of Pernambuco. To meet the objectives of this study, it was necessary to carry out interviews with the teacher and observe classes related to the content of solving and elaborating problems involving a system of 1st degree equations. From the data obtained, it was better understood how the Didactic Contract works in this context, observing the elements and effects that arise in the didactic relationship, and how these behave in the relationship between teacher and student and, consequently, in the process of rupture of the contract already established, enabling changes in the thinking and behavior of research collaborators. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Paulo Sergio Barbosa.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons