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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57107
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Título: | Leitura subjetiva e poesia popular contemporânea : a recepção da obra de Leonardo Bastião e Bráulio Bessa por alunos do 9o ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | BARRETO, Adriana dos Santos Pereira |
Palavras-chave: | leitura subjetiva; poesia popular; diário de leitura; letramento literário |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BARRETO, Adriana dos Santos Pereira. Leitura subjetiva e poesia popular contemporânea: a recepção da obra de Leonardo Bastião e Bráulio Bessa por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A prática da leitura subjetiva implica considerar as vivências, as emoções e as particularidades de cada sujeito leitor diante da apreciação de uma obra literária. Pretende-se, com isso, fomentar a participação ativa e crítica na construção dos sentidos que o texto literário suscita, por meio de um trabalho interpretativo singular. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar como a leitura de poemas populares desperta o senso crítico a partir do letramento com enfoque na subjetividade dos estudantes. Com base em estudos oriundos da Estética da Recepção, desenvolvemos uma metodologia de ensino de leitura literária que contempla a poesia popular de Bastião (2018) e Bessa (2017, 2018), buscando assim inserir a diversidade de autores e obras na sala de aula, conforme orientação da Base Nacional Comum Curricular (2018). Por acreditarmos que a leitura subjetiva de poemas contribui para a formação literocultural do alunado, bem como para seu desenvolvimento enquanto leitor real e autônomo, realizamos esta pesquisa-ação com estudantes do 9o ano de uma escola pública situada no município do Paulista-PE e avaliamos a recepção dos textos que lhes foram entregues em cinco encontros de leitura. Para tanto, sugerimos aos discentes que externassem suas impressões a respeito dos poemas lidos respondendo aos questionários e efetuando registros em diários de leitura. Foi através esses instrumentos que pudemos identificar as marcas de subjetividade para realizar, então, a análise de dados. A pesquisa dialoga com as contribuições teóricas de vários autores, dentre os quais Abreu (2006), Barbosa (2011), Candido (2004; 2012), Compagnon (2009), Cosson (2021), Durão e Cechinel (2022), Ferreira (2013), Franchetti (2009), Greco e Santos (2022), Iser (2011), Jauss (1994, 2011), Langlade (2013), Perotti e Ribeiro (2022), Pinheiro (2018), Rezende (2013), Rouxel (2012; 2013; 2015; 2018), Santos (2011), Soares (2000, 2007) e Xypas (2018, 2020). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57107 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
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