Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57107

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Frederico José Machado da-
dc.contributor.authorBARRETO, Adriana dos Santos Pereira-
dc.date.accessioned2024-07-31T12:23:46Z-
dc.date.available2024-07-31T12:23:46Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationBARRETO, Adriana dos Santos Pereira. Leitura subjetiva e poesia popular contemporânea: a recepção da obra de Leonardo Bastião e Bráulio Bessa por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57107-
dc.description.abstractA prática da leitura subjetiva implica considerar as vivências, as emoções e as particularidades de cada sujeito leitor diante da apreciação de uma obra literária. Pretende-se, com isso, fomentar a participação ativa e crítica na construção dos sentidos que o texto literário suscita, por meio de um trabalho interpretativo singular. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar como a leitura de poemas populares desperta o senso crítico a partir do letramento com enfoque na subjetividade dos estudantes. Com base em estudos oriundos da Estética da Recepção, desenvolvemos uma metodologia de ensino de leitura literária que contempla a poesia popular de Bastião (2018) e Bessa (2017, 2018), buscando assim inserir a diversidade de autores e obras na sala de aula, conforme orientação da Base Nacional Comum Curricular (2018). Por acreditarmos que a leitura subjetiva de poemas contribui para a formação literocultural do alunado, bem como para seu desenvolvimento enquanto leitor real e autônomo, realizamos esta pesquisa-ação com estudantes do 9o ano de uma escola pública situada no município do Paulista-PE e avaliamos a recepção dos textos que lhes foram entregues em cinco encontros de leitura. Para tanto, sugerimos aos discentes que externassem suas impressões a respeito dos poemas lidos respondendo aos questionários e efetuando registros em diários de leitura. Foi através esses instrumentos que pudemos identificar as marcas de subjetividade para realizar, então, a análise de dados. A pesquisa dialoga com as contribuições teóricas de vários autores, dentre os quais Abreu (2006), Barbosa (2011), Candido (2004; 2012), Compagnon (2009), Cosson (2021), Durão e Cechinel (2022), Ferreira (2013), Franchetti (2009), Greco e Santos (2022), Iser (2011), Jauss (1994, 2011), Langlade (2013), Perotti e Ribeiro (2022), Pinheiro (2018), Rezende (2013), Rouxel (2012; 2013; 2015; 2018), Santos (2011), Soares (2000, 2007) e Xypas (2018, 2020).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectleitura subjetivapt_BR
dc.subjectpoesia popularpt_BR
dc.subjectdiário de leiturapt_BR
dc.subjectletramento literáriopt_BR
dc.titleLeitura subjetiva e poesia popular contemporânea : a recepção da obra de Leonardo Bastião e Bráulio Bessa por alunos do 9o ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2944072069632002pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4677068057535979pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThe practice of subjective reading implies considering the experiences, emotions and particularities of each reader in front of the appreciation of a literary work. It is intended, with this, to foment active and critical participation in the construction of the meanings that the literary text arouses, through a singular interpretative work. In this way, this research aimed to analyze how the reading of popular poems awakens the critical sense from literacy with a focus on the subjectivity of students. Based on studies from the Aesthetics of Reception, we have developed a methodology for teaching literary reading that includes Bastião (2018) and Bessa (2017, 2018) popular poetry, thus seeking to insert the diversity of authors and works in the classroom, according to the guidance of the National Common Curriculum Base (2018). Because we believe that the subjective reading of poems contributes to the literary and cultural formation of the students, as well as to their development as a real and autonomous reader, we conducted this action research with 9th grade students from a public school located in the city of Paulista-PE and evaluated the reception of the texts that were given them in five reading meetings. To this end, we suggested that the students express their impressions about the poems read by answering the questionnaires and doing records in reading diaries. It was through these instruments that we were able to identify the marks of subjectivity in order to perform data analysis. The research dialogues with the theoretical contributions of several authors, including Abreu (2006), Barbosa (2011), Candido (2004; 2012), Compagnon (2009), Cosson (2021), Durão and Cechinel (2022) Ferreira (2013), Franchetti (2009), Greco and Santos (2022), Iser (2011), Jauss (1994, 2011), Langlade (2013), Perotti e Ribeiro (2022), Pinheiro (2018), Rezende (2013), Rouxel (2012; 2013; 2015; 2018), Santos (2011), Soares (2000, 2007) and Xypas (2018, 2020).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Adriana dos Santos Pereira Barreto.pdf4,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons