Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57104

Compartilhe esta página

Título: A leitura e a escrita de poemas digitais : uma experiência prática no ensino fundamental
Autor(es): XAVIER, Yone Karoline Carvalho
Palavras-chave: Literatura Digital; Poema digital; Educação literária
Data do documento: 29-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: XAVIER, Yone Karoline Carvalho. A leitura e a escrita de poemas digitais: uma experiência prática no ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Tendo em vista a necessidade de ampliar a vivência com poesia em sala de aula, e por outro lado, diante da dificuldade dos alunos de escrever o gênero com criatividade, buscamos possibilitar a alunos de um 9o ano, do município de Jaboatão dos Guararapes, uma experiência estética com poesia digital. O gênero é uma forma de expressão literária que confere à poesia elementos tecnológicos e digitais. No objetivo de apropriação do gênero pelos alunos, aplicamos oficinas de leitura dos poemas de Paulo Aquarone (2012) e oficinas de escrita a partir das ferramentas do Instagram. As oficinas foram precedidas pela leitura subjetiva de “O Pequeno Príncipe” (2016) de Saint Exupéry, a fim de auxiliar os estudantes no demonstrar de suas emoções no momento da criação do experimento. A partir disso, os alunos mergulharam em si mesmos, demonstrando uma poética digital íntima e pessoal na forma de dezesseis poemas digitais. De cunho qualitativo, esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica. No que concerne as pesquisas sobre a poesia digital, estamos abarcados por estudiosos como Jorge Luis Antônio (2010) e Flaviano Vieira (2013). Hans Juss (1994), Rosiane Xypas (2018), Annie Rouxel (2013), Gérard Langlade (2013) e Vicent Jouve (2013), nos suporta acerca das teorias do sujeito leitor; Paz (2012) e Moisés (2019) em relação à importância da leitura de poesia. Procedemos também a uma pesquisa documental da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019), no intuito de caracterizar a situação do ensino de poesia digitais nesse documento. Por se tratar também de uma investigação que parte de um problema da experiência de sala de aula, criamos uma página no Instagram intitulada @poema9d, a fim de compartilhar os poemas criados pelos estudantes. Com esse percurso, esperamos ampliar a autonomia do sujeito em face da leitura e escrita de poesia favorecendo a apropriação do texto poético digital. E, por fim, espera-se também estimular o prazer pela leitura literária, através de atividades experimentais com o texto poético literário digital.
Descrição: SILVA, Rosiane Maria Soares da, também é conhecida em citações bibliográficas por: XYPAS, Rosiane Maria Soares da Silva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57104
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Yone Karoline Carvalho Xavier.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons