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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57104

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Rosiane Maria Soares da-
dc.contributor.authorXAVIER, Yone Karoline Carvalho-
dc.date.accessioned2024-07-31T12:17:47Z-
dc.date.available2024-07-31T12:17:47Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationXAVIER, Yone Karoline Carvalho. A leitura e a escrita de poemas digitais: uma experiência prática no ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57104-
dc.descriptionSILVA, Rosiane Maria Soares da, também é conhecida em citações bibliográficas por: XYPAS, Rosiane Maria Soares da Silva.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a necessidade de ampliar a vivência com poesia em sala de aula, e por outro lado, diante da dificuldade dos alunos de escrever o gênero com criatividade, buscamos possibilitar a alunos de um 9o ano, do município de Jaboatão dos Guararapes, uma experiência estética com poesia digital. O gênero é uma forma de expressão literária que confere à poesia elementos tecnológicos e digitais. No objetivo de apropriação do gênero pelos alunos, aplicamos oficinas de leitura dos poemas de Paulo Aquarone (2012) e oficinas de escrita a partir das ferramentas do Instagram. As oficinas foram precedidas pela leitura subjetiva de “O Pequeno Príncipe” (2016) de Saint Exupéry, a fim de auxiliar os estudantes no demonstrar de suas emoções no momento da criação do experimento. A partir disso, os alunos mergulharam em si mesmos, demonstrando uma poética digital íntima e pessoal na forma de dezesseis poemas digitais. De cunho qualitativo, esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica. No que concerne as pesquisas sobre a poesia digital, estamos abarcados por estudiosos como Jorge Luis Antônio (2010) e Flaviano Vieira (2013). Hans Juss (1994), Rosiane Xypas (2018), Annie Rouxel (2013), Gérard Langlade (2013) e Vicent Jouve (2013), nos suporta acerca das teorias do sujeito leitor; Paz (2012) e Moisés (2019) em relação à importância da leitura de poesia. Procedemos também a uma pesquisa documental da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019), no intuito de caracterizar a situação do ensino de poesia digitais nesse documento. Por se tratar também de uma investigação que parte de um problema da experiência de sala de aula, criamos uma página no Instagram intitulada @poema9d, a fim de compartilhar os poemas criados pelos estudantes. Com esse percurso, esperamos ampliar a autonomia do sujeito em face da leitura e escrita de poesia favorecendo a apropriação do texto poético digital. E, por fim, espera-se também estimular o prazer pela leitura literária, através de atividades experimentais com o texto poético literário digital.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura Digitalpt_BR
dc.subjectPoema digitalpt_BR
dc.subjectEducação literáriapt_BR
dc.titleA leitura e a escrita de poemas digitais : uma experiência prática no ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2200273995175998pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4034316417678295pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxConsidering the necessity to amplify students' experience with poetry in class, and, on the other hand, their difficulty in writing it creatively, we aimed to provide 9th graders in the city of Jaboatão dos Guararapes with an aesthetic encounter with digital poetry. The genre is a form of literary expression that combines poetry with technological and digital elements. In order for the students to appropriate the genre, we ran reading workshops on poems by Paulo Aquarone (2012) and writing workshops using Instagram tools. These workshops were preceded by a subjective reading of The Little Prince (2016) by Saint Exupéry, so as to encourage the students to show their emotions at the moment of creation. As a result, the students delved into themselves, producing intimate and personal digital poetics in the form of sixteen digital poems. This qualitative research is characterized as bibliographical. Regarding research into digital poetry, we based our study on Triadic Semiotics and scholars such as Jorge Luis Antônio (2010) and Flaviano Vieira (2013). Rouxel (2013), Langlade (2013) and Vicent Jouve (2013) covered the reader‐response theory; Paz (2012) and Moisés (2019) argued for the importance of reading poetry. We also carried out a documentary survey of the Brazilian National Common Core Curriculum (Brasil, 2019), which defines the teaching of digital poetry. Since this investigation arose from a problem in the classroom, we created an Instagram page called @poema9d to share the poems created by the students. We thus hoped to enhance the subject's autonomy when it comes to reading and writing poetry, fostering the appropriation of digital poetry. Ultimately, we hoped to foster the enjoyment of literary reading through experimental activities with digital literary poetic texts.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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