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Título : Os desafios da gestão escolar na garantia do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual da Região Metropolitana Norte do Recife
Autor : SANTANA, Léia
SILVA, Natália
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Qualidade na educação; Gestão Democrática; Participação
Fecha de publicación : 27-mar-2024
Citación : SANTANA, Léia Maria Alves de; SILVA, Natália Lourenço da. Os desafios da gestão escolar na garantia do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual da Região Metropolitana Norte do Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A presente pesquisa tem como objetivo analisar os desafios encontrados pela gestão de uma escola pública para a garantia do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante disso, foram traçados objetivos para investigar as dificuldades enfrentadas por gestores e educadores de uma escola estadual na Região Metropolitana Norte do Recife. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada a revisão da literatura, com o objetivo de aprofundar o entendimento a propósito da gestão democrática, e uma pesquisa de campo. Os principais referenciais teóricos foram Ventura (2001), Romão (2007) e Santos (2011). Esses autores oportunizaram um maior aprofundamento a propósito da gestão democrática e a importância da participação de todos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na coleta de dados, a pesquisa de campo foi vivenciada em duas etapas: análise do Projeto Político Pedagógico da instituição, e entrevistas. Os sujeitos das entrevistas foram o gestor da escola e dois professores em exercício da EJA. Constatamos, a partir dos dados analisados, a relevância dessa modalidade para a garantia da educação de alunos que não tiveram acesso na idade regular à educação básica. Os resultados da pesquisa mostraram também que a EJA vem sendo executada com compromisso e com a qualidade, contudo, verificamos a necessidade de mais participação no que se refere à gestão democrática, principalmente em relação à integração dos estudantes, além da elaboração de projetos que agreguem ainda mais a participação efetiva dos alunos da referida modalidade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57087
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

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