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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57087

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Fernanda-
dc.contributor.authorSANTANA, Léia-
dc.contributor.authorSILVA, Natália-
dc.date.accessioned2024-07-29T22:04:15Z-
dc.date.available2024-07-29T22:04:15Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.date.submitted2024-07-29-
dc.identifier.citationSANTANA, Léia Maria Alves de; SILVA, Natália Lourenço da. Os desafios da gestão escolar na garantia do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual da Região Metropolitana Norte do Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57087-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar os desafios encontrados pela gestão de uma escola pública para a garantia do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante disso, foram traçados objetivos para investigar as dificuldades enfrentadas por gestores e educadores de uma escola estadual na Região Metropolitana Norte do Recife. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada a revisão da literatura, com o objetivo de aprofundar o entendimento a propósito da gestão democrática, e uma pesquisa de campo. Os principais referenciais teóricos foram Ventura (2001), Romão (2007) e Santos (2011). Esses autores oportunizaram um maior aprofundamento a propósito da gestão democrática e a importância da participação de todos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na coleta de dados, a pesquisa de campo foi vivenciada em duas etapas: análise do Projeto Político Pedagógico da instituição, e entrevistas. Os sujeitos das entrevistas foram o gestor da escola e dois professores em exercício da EJA. Constatamos, a partir dos dados analisados, a relevância dessa modalidade para a garantia da educação de alunos que não tiveram acesso na idade regular à educação básica. Os resultados da pesquisa mostraram também que a EJA vem sendo executada com compromisso e com a qualidade, contudo, verificamos a necessidade de mais participação no que se refere à gestão democrática, principalmente em relação à integração dos estudantes, além da elaboração de projetos que agreguem ainda mais a participação efetiva dos alunos da referida modalidade.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectQualidade na educaçãopt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleOs desafios da gestão escolar na garantia do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual da Região Metropolitana Norte do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5363160577300994pt_BR
dc.description.abstractxThe present research aims to analyze the challenges faced by the management of a public school in ensuring the education of Youth and Adult Education (EJA). Consequently, objectives were set to investigate the challenges encountered by managers and educators at a state school in the Northern Metropolitan Region of Recife. This is a qualitative research study. A literature review was conducted to deepen our understanding of democratic management. Data collection involved field research, carried out in two stages: analysis of the institution's Political-Pedagogical Project, and interviews. The interview subjects were the school manager and two active EJA teachers. From the analyzed data, we found the importance of this modality in guaranteeing the education of students who did not have access to basic education at the regular age. The research results also showed that EJA is being executed with commitment and quality. However, we observed the need for more participation concerning Democratic Management, particularly regarding the integration of students, in addition to the development of projects that further promote the effective participation of students in this modality. Our main theoretical references were Ventura (2001), Romão (2007), and Santos (2011). These authors provided a deeper understanding of democratic management and the importance of everyone’s participation in Youth and Adult Education (EJA).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Política e Gestão da Educação (DPGE)pt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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