Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57087
Share on
Title: | Os desafios da gestão escolar na garantia do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual da Região Metropolitana Norte do Recife |
Authors: | SANTANA, Léia SILVA, Natália |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos; Qualidade na educação; Gestão Democrática; Participação |
Issue Date: | 27-Mar-2024 |
Citation: | SANTANA, Léia Maria Alves de; SILVA, Natália Lourenço da. Os desafios da gestão escolar na garantia do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual da Região Metropolitana Norte do Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar os desafios encontrados pela gestão de uma escola pública para a garantia do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante disso, foram traçados objetivos para investigar as dificuldades enfrentadas por gestores e educadores de uma escola estadual na Região Metropolitana Norte do Recife. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada a revisão da literatura, com o objetivo de aprofundar o entendimento a propósito da gestão democrática, e uma pesquisa de campo. Os principais referenciais teóricos foram Ventura (2001), Romão (2007) e Santos (2011). Esses autores oportunizaram um maior aprofundamento a propósito da gestão democrática e a importância da participação de todos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na coleta de dados, a pesquisa de campo foi vivenciada em duas etapas: análise do Projeto Político Pedagógico da instituição, e entrevistas. Os sujeitos das entrevistas foram o gestor da escola e dois professores em exercício da EJA. Constatamos, a partir dos dados analisados, a relevância dessa modalidade para a garantia da educação de alunos que não tiveram acesso na idade regular à educação básica. Os resultados da pesquisa mostraram também que a EJA vem sendo executada com compromisso e com a qualidade, contudo, verificamos a necessidade de mais participação no que se refere à gestão democrática, principalmente em relação à integração dos estudantes, além da elaboração de projetos que agreguem ainda mais a participação efetiva dos alunos da referida modalidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57087 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC LÉIA MARIA ALVES DE SANTANA.docx (1).pdf | 235,53 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License