Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57085

Comparte esta pagina

Título : Desafios e as perspectivas da gestão democrática no cotidiano de uma Escola de Referencia em Ensino Médio da Região Metropolitana do Recife – PE
Autor : SILVA, Vitória Antônia
Palabras clave : Gestão escolar; Gestão democrática; Desafios e perspectivas
Fecha de publicación : 20-mar-2024
Citación : SILVA, Vitória A. P. Desafios e as perspectivas da gestão democrática no cotidiano de uma Escola de Referencia em Ensino Médio da Região Metropolitana do Recife – PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A presente pesquisa tem caráter qualitativo e teve como principal objetivo analisar os desafios e as perspectivas da gestão democrática no cotidiano de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) da Região Metropolitana do Recife. Para tanto, foi realizada análise documental, observação, no cotidiano da escola e das salas de aula do Ensino Médio e entrevista com a gestora e vice gestora. Os principais referenciais teóricos foram Souza, (2009), Garay (2011), Luck (2000) e Aguiar, (2009). Nossa vontade era compreender como a gestão constituía, no dia a dia de suas ações político e pedagógica, uma gestão democrática. Após a análise dos dados coletados identificamos muitas dificuldades em vivenciar práticas democráticas no âmbito escolar, entretanto, constatamos ações participativas, dialógicas e democráticas na referida instituição e muita vontade de instituir relações de integração família escola.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57085
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC 2024 VITORIA ANTONIA PIRES DA SILVA #### (1).pdf627,8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons