Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57085

Compartilhe esta página

Título: Desafios e as perspectivas da gestão democrática no cotidiano de uma Escola de Referencia em Ensino Médio da Região Metropolitana do Recife – PE
Autor(es): SILVA, Vitória Antônia
Palavras-chave: Gestão escolar; Gestão democrática; Desafios e perspectivas
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: SILVA, Vitória A. P. Desafios e as perspectivas da gestão democrática no cotidiano de uma Escola de Referencia em Ensino Médio da Região Metropolitana do Recife – PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente pesquisa tem caráter qualitativo e teve como principal objetivo analisar os desafios e as perspectivas da gestão democrática no cotidiano de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) da Região Metropolitana do Recife. Para tanto, foi realizada análise documental, observação, no cotidiano da escola e das salas de aula do Ensino Médio e entrevista com a gestora e vice gestora. Os principais referenciais teóricos foram Souza, (2009), Garay (2011), Luck (2000) e Aguiar, (2009). Nossa vontade era compreender como a gestão constituía, no dia a dia de suas ações político e pedagógica, uma gestão democrática. Após a análise dos dados coletados identificamos muitas dificuldades em vivenciar práticas democráticas no âmbito escolar, entretanto, constatamos ações participativas, dialógicas e democráticas na referida instituição e muita vontade de instituir relações de integração família escola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57085
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2024 VITORIA ANTONIA PIRES DA SILVA #### (1).pdf627,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons