Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57085
Compartilhe esta página
Título: | Desafios e as perspectivas da gestão democrática no cotidiano de uma Escola de Referencia em Ensino Médio da Região Metropolitana do Recife – PE |
Autor(es): | SILVA, Vitória Antônia |
Palavras-chave: | Gestão escolar; Gestão democrática; Desafios e perspectivas |
Data do documento: | 20-Mar-2024 |
Citação: | SILVA, Vitória A. P. Desafios e as perspectivas da gestão democrática no cotidiano de uma Escola de Referencia em Ensino Médio da Região Metropolitana do Recife – PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A presente pesquisa tem caráter qualitativo e teve como principal objetivo analisar os desafios e as perspectivas da gestão democrática no cotidiano de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) da Região Metropolitana do Recife. Para tanto, foi realizada análise documental, observação, no cotidiano da escola e das salas de aula do Ensino Médio e entrevista com a gestora e vice gestora. Os principais referenciais teóricos foram Souza, (2009), Garay (2011), Luck (2000) e Aguiar, (2009). Nossa vontade era compreender como a gestão constituía, no dia a dia de suas ações político e pedagógica, uma gestão democrática. Após a análise dos dados coletados identificamos muitas dificuldades em vivenciar práticas democráticas no âmbito escolar, entretanto, constatamos ações participativas, dialógicas e democráticas na referida instituição e muita vontade de instituir relações de integração família escola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57085 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 2024 VITORIA ANTONIA PIRES DA SILVA #### (1).pdf | 627,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons