Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57085

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Fernanda-
dc.contributor.authorSILVA, Vitória Antônia-
dc.date.accessioned2024-07-29T21:20:02Z-
dc.date.available2024-07-29T21:20:02Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-07-02-
dc.identifier.citationSILVA, Vitória A. P. Desafios e as perspectivas da gestão democrática no cotidiano de uma Escola de Referencia em Ensino Médio da Região Metropolitana do Recife – PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57085-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem caráter qualitativo e teve como principal objetivo analisar os desafios e as perspectivas da gestão democrática no cotidiano de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) da Região Metropolitana do Recife. Para tanto, foi realizada análise documental, observação, no cotidiano da escola e das salas de aula do Ensino Médio e entrevista com a gestora e vice gestora. Os principais referenciais teóricos foram Souza, (2009), Garay (2011), Luck (2000) e Aguiar, (2009). Nossa vontade era compreender como a gestão constituía, no dia a dia de suas ações político e pedagógica, uma gestão democrática. Após a análise dos dados coletados identificamos muitas dificuldades em vivenciar práticas democráticas no âmbito escolar, entretanto, constatamos ações participativas, dialógicas e democráticas na referida instituição e muita vontade de instituir relações de integração família escola.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectDesafios e perspectivaspt_BR
dc.titleDesafios e as perspectivas da gestão democrática no cotidiano de uma Escola de Referencia em Ensino Médio da Região Metropolitana do Recife – PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLattes https://lattes.cnpq.br/5363160577300994pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this qualitative research was to analyze the challenges and perspectives of democratic management in the daily life of a High School Reference School (EREM) in the Metropolitan Region of Recife. To this end, a documentary analysis was carried out, as well as observation of the daily life of the school and the secondary school classrooms and interviews with the head and deputy head. The main theoretical references were Souza (2009), Garay (2011), Luck (2000) and Aguiar (2009). Our aim was to understand how the management constituted democratic management in their day-to-day political and pedagogical actions. After analyzing the data collected, we identified many difficulties in experiencing democratic practices in the school environment, however, we did find participatory, dialogic and democratic actions in the school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationpedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2024 VITORIA ANTONIA PIRES DA SILVA #### (1).pdf627,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons