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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Thiago-
dc.contributor.authorFREITAS, Diná-
dc.contributor.authorALMEIDA, Eduardo-
dc.date.accessioned2024-07-29T21:01:08Z-
dc.date.available2024-07-29T21:01:08Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.date.submitted2024-01-25-
dc.identifier.citationFREITAS, D. A.; ALMEIDA, E. N. O Programa Saúde na Escola na cidade do Recife: uma análise da veiculação oficial sobre o tema. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57084-
dc.description.abstractO artigo analisa a implementação do Programa Saúde na Escola (PSE) enquanto política pública intersetorial de Educação e Saúde. A pesquisa que deu origem ao mesmo teve como objetivo analisar a implementação do Programa Saúde na Escola nas escolas da Rede Municipal de educação da Cidade do Recife. Tendo como método a pesquisa documental, as fontes primárias foram os arquivos da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde, ambas do referido município, veiculadas através dos sítios eletrônicos oficiais. Procedeu-se com o tratamento do material coletado a partir da análise do conteúdo manifesto. Os resultados da pesquisa revelam esforços significativos para integrar Saúde e Educação, mas também apontam desafios, como a necessidade de avaliação contínua, sustentabilidade financeira e participação comunitária no Programa. A análise sugere que, apesar dos obstáculos, o PSE tem potencial significativo para melhorar a saúde estudantil. Contudo, urge a necessidade de colaboração intersetorial, atualização dos temas abordados pelo Programa e, principalmente, comprometimento a longo prazo por parte dos gestores municipais.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Saúde na Escolapt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleO Programa Saúde na Escola na cidade do Recife : uma análise da veiculação oficial sobre o temapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4753201283196524pt_BR
dc.description.abstractxThe article analyzes the implementation of the School Health Program (SHP), as an intersectoral public policy for Education and Health. The research that gave rise to it aimed to analyze the implementation of the School Health Program in schools in the city's municipal education network. from Recife. Using documentary research as a method, the primary sources were the files of the Department of Education and the Department of Health, both from the aforementioned municipality, published through official electronic websites. Proceed with the treatment of the material collected from the analysis of the content of the manifesto. The research results reveal important efforts to integrate Health and Education, but also point out challenges, such as the need for continuous evaluation, financial sustainability and community participation in the Program. The analysis suggests that, despite obstacles, PSE has significant potential to improve student health. However, there is an urgent need for intersectoral collaboration, updating the themes involved in the Program and, mainly, long-term commitment on the part of municipal managers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps:/orcid.org/0009-0007-9464-0920pt_BR
dc.identifier.orcidhttps:/orcid.org/0009-0008-7348-1083pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

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