Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57036
Compartilhe esta página
Título: | Consumo alimentar de alunos do ensino médio da EREM-BJ : sequência didática com abordagem na educação alimentar e saúde |
Autor(es): | SILVA, Roberia Rodrigues de Sousa |
Palavras-chave: | Dieta saudável; Metodologias ativas; Qualidade de vida |
Data do documento: | 28-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Roberia Rodrigues de Sousa. Consumo alimentar de alunos do ensino médio da EREM-BJ: sequência didática com abordagem na educação alimentar e saúde. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | A adolescência é a transição da infância para a fase adulta, caracterizada por alterações físicas, biológicas, comportamentais e sociais. Nessa fase cresce a preocupação com a aparência e o peso corporal, e com a influência das redes sociais a busca por dietas restritivas, ou seja, dietas que incentivam o indivíduo a deixar de consumir alimentos com nutrientes fundamentais para o corpo, como carboidratos e gorduras, afetando o desenvolvimento do corpo, prejudicando a aprendizagem e debilitando o sistema imunológico. Nesse contexto foi elaborada e implementadauma sequência didática prática voltada à educação alimentar no Ensino Médio, com o objetivo de proporcionar uma abordagem dinâmica e aplicada aos alunos. O desenvolvimento da pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica abrangente sobre temas como planejamento didático, Ensino de Biologia, sistema digestório, macronutrientes, metodologias ativas e aprendizagem significativa. Inicialmente, um questionário analisou os hábitos alimentares dos alunos, influenciando o planejamento da sequência didática em oito encontros de 50 minutos cada. A sequência didática foi dividida em quatro fases: Na primeira fase, foram reconhecidos conceitos como tipos de macromoléculas, com aulas estruturadas em sessões de grupo. Na segunda fase, a variedade de práticas alimentares dos alunos foi destacada, enfatizando a compreensão do processamento de nutrientes pelo corpo. Na terceira fase, um documentário sobre hábitos alimentares foi projetado, gerando reflexões sobre saúde futura. Na quarta e última fase, as turmas participaram de uma eletiva de nutrição na adolescência, coordenada pela professora., com registros fotográficos evidenciando o aumento na compreensão do sistema digestório e absorção de nutrientes. Além dos conteúdos conceituais, a pesquisa destacou a aprendizagem significativa de conteúdos procedimentais e atitudinais ao longo das atividades. Após uma análise abrangente, foi desenvolvido um Guia didático que documenta os insights e fornece orientações práticas para aplicação em diferentes contextos. Esse guia representa uma síntese valiosa da experiência conduzida, visando contribuir para a promoção de práticas alimentares saudáveis no cotidiano dos estudantes da Escola de Referência de Belo Jardim-PE. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57036 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Roberia Rodrigues de Sousa Silva.pdf Item embargado até 2026-07-27 | 2,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons