Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57036

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Silvana Gonçalves Brito de-
dc.contributor.authorSILVA, Roberia Rodrigues de Sousa-
dc.date.accessioned2024-07-26T13:57:10Z-
dc.date.available2024-07-26T13:57:10Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Roberia Rodrigues de Sousa. Consumo alimentar de alunos do ensino médio da EREM-BJ: sequência didática com abordagem na educação alimentar e saúde. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57036-
dc.description.abstractA adolescência é a transição da infância para a fase adulta, caracterizada por alterações físicas, biológicas, comportamentais e sociais. Nessa fase cresce a preocupação com a aparência e o peso corporal, e com a influência das redes sociais a busca por dietas restritivas, ou seja, dietas que incentivam o indivíduo a deixar de consumir alimentos com nutrientes fundamentais para o corpo, como carboidratos e gorduras, afetando o desenvolvimento do corpo, prejudicando a aprendizagem e debilitando o sistema imunológico. Nesse contexto foi elaborada e implementadauma sequência didática prática voltada à educação alimentar no Ensino Médio, com o objetivo de proporcionar uma abordagem dinâmica e aplicada aos alunos. O desenvolvimento da pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica abrangente sobre temas como planejamento didático, Ensino de Biologia, sistema digestório, macronutrientes, metodologias ativas e aprendizagem significativa. Inicialmente, um questionário analisou os hábitos alimentares dos alunos, influenciando o planejamento da sequência didática em oito encontros de 50 minutos cada. A sequência didática foi dividida em quatro fases: Na primeira fase, foram reconhecidos conceitos como tipos de macromoléculas, com aulas estruturadas em sessões de grupo. Na segunda fase, a variedade de práticas alimentares dos alunos foi destacada, enfatizando a compreensão do processamento de nutrientes pelo corpo. Na terceira fase, um documentário sobre hábitos alimentares foi projetado, gerando reflexões sobre saúde futura. Na quarta e última fase, as turmas participaram de uma eletiva de nutrição na adolescência, coordenada pela professora., com registros fotográficos evidenciando o aumento na compreensão do sistema digestório e absorção de nutrientes. Além dos conteúdos conceituais, a pesquisa destacou a aprendizagem significativa de conteúdos procedimentais e atitudinais ao longo das atividades. Após uma análise abrangente, foi desenvolvido um Guia didático que documenta os insights e fornece orientações práticas para aplicação em diferentes contextos. Esse guia representa uma síntese valiosa da experiência conduzida, visando contribuir para a promoção de práticas alimentares saudáveis no cotidiano dos estudantes da Escola de Referência de Belo Jardim-PE.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDieta saudávelpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.titleConsumo alimentar de alunos do ensino médio da EREM-BJ : sequência didática com abordagem na educação alimentar e saúdept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9947890643429161pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9078215959109870pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxAdolescence is the transition from childhood to adulthood, characterized by physical, biological, behavioral and social changes. At this stage, concerns about appearance and body weight grow, and with the influence of social networks, the search for restrictive diets, that is, dietsthat encourage the individual to stop consuming foods with essential nutrients for the body, such as carbohydrates and fats, affecting the development of the body, impairing learning and weakening the immune system. In this context, a practical teaching sequence focused on food education in high school was designed and implemented, with the aim of providing a dynamic and applied approach to students. The development of the research included a comprehensive literature review on topics such as didactic planning, Biology teaching, digestive system, macronutrients, active methodologies and meaningful learning. Initially, a questionnaire analyzed the students' eating habits, influencing the planning of the didactic sequence in eight meetings of 50 minutes each. The teaching sequence was divided into four phases: In the first phase, concepts such as types of macromolecules were recognized, with classes structured in group sessions. In the second phase, the variety of students' eating practices was highlighted, emphasizing the understanding of the body's processing of nutrients. In the third phase, a documentary about eating habits was projected, generating refletimos on future health. In the fourth and final phase, the classes participated in an elective on nutrition in adolescence, coordinated by the teacher, with photographic records showing the increase in understanding of the digestive system and nutrient absorption. In addition to conceptual content, the research highlighted the significant learning of procedural and attitudinal content throughout the activities. After a comprehensive analysis, a Teaching Guide was developed that documents the insights and provides practical guidance for application in different contexts. This guide represents a valuable synthesis of the experience conducted, aiming to contribute to the promotion of healthy eating practices in the daily lives of students at the Belo Jardim-PE Reference School.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Roberia Rodrigues de Sousa Silva.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-07-27
2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons