Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56922

Compartilhe esta página

Título: Cartilha digital : horta sustentável em espaços de creche - uma abordagem no educar e cuidar
Autor(es): SENA, Belisa Martins de
Palavras-chave: Educação básica; Educação ambiental; ODS; Meio ambiente
Data do documento: 29-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SENA, Belisa Martins de. Cartilha digital: horta sustentável em espaços de creche - uma abordagem no educar e cuidar. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A educação infantil vem se destacando cada vez mais no cenário da educação básica no Brasil e trabalhar Educação Ambiental na primeira infância é um tema de extrema relevância, onde as crianças irão aprender a ter uma relação mais próxima com o meio ambiente. Ao observar o contexto da comunidade escolar, a criação do projeto de atuação “Horta sustentável em espaços de creche: uma abordagem no educar e cuidar”, busca desenvolver nas crianças a importância de cuidar e se preocupar com o meio ambiente. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo elaborar uma cartilha digital com ações educativas a serem trabalhadas por meio de uma horta sustentável. A partir do projeto de atuação e da pesquisa aplicada realizada com o intuito de gerar conhecimentos para aplicação prática, em uma abordagem qualitativa. O projeto está estruturado de acordo com a Agenda 2030 da ONU tendo como norteadores os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tais como: ODS2: Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS4: Educação de Qualidade; ODS6: Água Potável e Saneamento; e ODS12: Consumo e Produção de Responsáveis. E foi desenvolvido na Creche Municipal Sonho de Criança, Recife/PE, um Produto Técnico e Tecnológico/Produto Educacional uma Cartilha digital – Horta sustentável “sementinha do saber” como ferramenta pedagógica auxiliando o professor da educação básica a desenvolver com os seus alunos uma horta sustentável, promovendo o cuidado, a interação e a responsabilidade de todos com o meio ambiente, através de atitudes sustentáveis. A cartilha foi validada de forma satisfatória por professores da rede de ensino básica, como uma ferramenta pedagógica, agregando conhecimentos aos docentes e promovendo um intenso aprendizado entre os alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56922
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Belisa Martins de Sena.pdf937,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons