Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56922
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Valéria Sandra de Oliveira | - |
dc.contributor.author | SENA, Belisa Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-23T14:51:24Z | - |
dc.date.available | 2024-07-23T14:51:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | SENA, Belisa Martins de. Cartilha digital: horta sustentável em espaços de creche - uma abordagem no educar e cuidar. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56922 | - |
dc.description.abstract | A educação infantil vem se destacando cada vez mais no cenário da educação básica no Brasil e trabalhar Educação Ambiental na primeira infância é um tema de extrema relevância, onde as crianças irão aprender a ter uma relação mais próxima com o meio ambiente. Ao observar o contexto da comunidade escolar, a criação do projeto de atuação “Horta sustentável em espaços de creche: uma abordagem no educar e cuidar”, busca desenvolver nas crianças a importância de cuidar e se preocupar com o meio ambiente. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo elaborar uma cartilha digital com ações educativas a serem trabalhadas por meio de uma horta sustentável. A partir do projeto de atuação e da pesquisa aplicada realizada com o intuito de gerar conhecimentos para aplicação prática, em uma abordagem qualitativa. O projeto está estruturado de acordo com a Agenda 2030 da ONU tendo como norteadores os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tais como: ODS2: Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS4: Educação de Qualidade; ODS6: Água Potável e Saneamento; e ODS12: Consumo e Produção de Responsáveis. E foi desenvolvido na Creche Municipal Sonho de Criança, Recife/PE, um Produto Técnico e Tecnológico/Produto Educacional uma Cartilha digital – Horta sustentável “sementinha do saber” como ferramenta pedagógica auxiliando o professor da educação básica a desenvolver com os seus alunos uma horta sustentável, promovendo o cuidado, a interação e a responsabilidade de todos com o meio ambiente, através de atitudes sustentáveis. A cartilha foi validada de forma satisfatória por professores da rede de ensino básica, como uma ferramenta pedagógica, agregando conhecimentos aos docentes e promovendo um intenso aprendizado entre os alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | ODS | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.title | Cartilha digital : horta sustentável em espaços de creche - uma abordagem no educar e cuidar | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7018011996178008 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2411998717256147 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | Early childhood education has been increasingly highlighted in the basic education scenario in Brazil and working on Environmental Education in early childhood is an extremely relevant topic, where children will learn to have a closer relationship with the environment. And when observing the context of the school community, the creation of the action project “Sustainable vegetable garden in daycare spaces: an approach to educating and caring”, seeks to develop in children the importance of caring for and worrying about the environment. In this context, the present study aims to develop a digital booklet with educational actions to be carried out through a sustainable garden. Based on the performance project and applied research carried out with the aim of generating knowledge for practical application, in a qualitative approach. The project is structured in accordance with the UN 2030 Agenda, guided by the Sustainable Development Goals (SDGs), SDG2: Zero Hunger and Sustainable Agriculture; SDG4: Quality Education; SDG6: Drinking Water and Sanitation; and SDG12: Responsible Consumption and Production. And it was developed at Creche Municipal Sonho de Criança, Recife/PE, having as a Technical and Technological Product/Educational Product a digital booklet – Sustainable vegetable garden “sementinha do knowledge” as a pedagogical tool helping the basic education teacher to develop with their students a sustainable garden, promoting everyone's care, interaction and responsibility for the environment, through sustainable attitudes. The booklet was satisfactorily validated by teachers from the basic education network, as a pedagogical tool, adding knowledge to teachers and promoting intense learning among students. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Belisa Martins de Sena.pdf | 937,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons