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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56890

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Title: Das cozinhas pernambucanas para as salas de aula : contribuições da História da Alimentação para o ensino de História
Authors: ALVES, Ana Francisca de Lima
Keywords: Pernambuco - História; História - Estudo e ensino; Culinária - Pernambuco; História da Alimentação; Freyre, Gilberto, 1900-1987
Issue Date: 2-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ALVES, Ana Francisca de Lima. Das cozinhas pernambucanas para as salas de aula: contribuições da História da Alimentação para o ensino de História. 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Nesta dissertação analisamos a alimentação para além de uma necessidade biológica/nutricional, é possível percebê-la como um tema que reúne conhecimentos resultantes de diferentes campos científicos, que estabelece conexão com múltiplos aspectos da vida humana como a religião, economia, política, cultura e identidade. Nessa perspectiva, este trabalho analisou as contribuições da História da Alimentação para o Ensino de História, durante os Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir da exploração de receitas enquanto linguagem absoluta para a educação histórica na sala de aula. Os cadernos e livros de receitas marcam a trajetória de muitas famílias pernambucanas, a receita engloba a descrição de nomenclaturas, ingredientes e modos de preparo de comidas e bebidas que apresentam valor simbólico e/ou sentimental para o núcleo familiar, comunitário e identitário dos indivíduos. Ainda retrata informações pertinentes aos contextos histórico-cultural em que encontra-se inserida, por isso é capaz de favorecer o Ensino de História a partir da sua utilização enquanto fonte de pesquisa. À vista disso, a presente pesquisa é de natureza aplicada e exploratória. Realizamos, para sua concepção, pesquisa bibliográfica; estudo de caso de duas receitas presentes no livro intitulado Açúcar: uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil, de Gilberto Freyre, reedição publicada em 1997; e análise intertextual de uma coleção de livros didáticos de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, denominada Araribá mais: história, de Ana Claudia Fernandes, aprovada na edição 2020 do PNLD. Em uma abordagem de cunho qualitativo foi possível perceber que a História da Alimentação pode dinamizar o Ensino de História por se tratar de um aspecto que faz parte do cotidiano dos estudantes, ao mesmo tempo em que é capaz de revelar muitos conhecimentos históricos por estabelecer elo com todos os âmbitos das sociedades. Logo, a linguagem das receitas pode ser utilizada para o Ensino de História, porque é capaz de favorecer a aprendizagem dos contextos históricos e facilitar o estabelecimento de relações longevas entre passado, presente e futuro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56890
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - História

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