Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56890

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBIRRO, Renan Marques-
dc.contributor.authorALVES, Ana Francisca de Lima-
dc.date.accessioned2024-07-23T11:34:53Z-
dc.date.available2024-07-23T11:34:53Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.citationALVES, Ana Francisca de Lima. Das cozinhas pernambucanas para as salas de aula: contribuições da História da Alimentação para o ensino de História. 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56890-
dc.description.abstractNesta dissertação analisamos a alimentação para além de uma necessidade biológica/nutricional, é possível percebê-la como um tema que reúne conhecimentos resultantes de diferentes campos científicos, que estabelece conexão com múltiplos aspectos da vida humana como a religião, economia, política, cultura e identidade. Nessa perspectiva, este trabalho analisou as contribuições da História da Alimentação para o Ensino de História, durante os Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir da exploração de receitas enquanto linguagem absoluta para a educação histórica na sala de aula. Os cadernos e livros de receitas marcam a trajetória de muitas famílias pernambucanas, a receita engloba a descrição de nomenclaturas, ingredientes e modos de preparo de comidas e bebidas que apresentam valor simbólico e/ou sentimental para o núcleo familiar, comunitário e identitário dos indivíduos. Ainda retrata informações pertinentes aos contextos histórico-cultural em que encontra-se inserida, por isso é capaz de favorecer o Ensino de História a partir da sua utilização enquanto fonte de pesquisa. À vista disso, a presente pesquisa é de natureza aplicada e exploratória. Realizamos, para sua concepção, pesquisa bibliográfica; estudo de caso de duas receitas presentes no livro intitulado Açúcar: uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil, de Gilberto Freyre, reedição publicada em 1997; e análise intertextual de uma coleção de livros didáticos de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, denominada Araribá mais: história, de Ana Claudia Fernandes, aprovada na edição 2020 do PNLD. Em uma abordagem de cunho qualitativo foi possível perceber que a História da Alimentação pode dinamizar o Ensino de História por se tratar de um aspecto que faz parte do cotidiano dos estudantes, ao mesmo tempo em que é capaz de revelar muitos conhecimentos históricos por estabelecer elo com todos os âmbitos das sociedades. Logo, a linguagem das receitas pode ser utilizada para o Ensino de História, porque é capaz de favorecer a aprendizagem dos contextos históricos e facilitar o estabelecimento de relações longevas entre passado, presente e futuro.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPernambuco - Históriapt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCulinária - Pernambucopt_BR
dc.subjectHistória da Alimentaçãopt_BR
dc.subjectFreyre, Gilberto, 1900-1987pt_BR
dc.titleDas cozinhas pernambucanas para as salas de aula : contribuições da História da Alimentação para o ensino de Históriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4878403689314092pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7210350209508802pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxIn this dissertation, we analyze food beyond a biological/nutritional need, it is possible to perceive it as a theme that brings together knowledge resulting from different scientific fields, which establishes connections with multiple aspects of human life such as religion, economics, politics, culture, and identity. From this perspective, this work analyzed the contributions of Food History to History Teaching,during the Final Years of Elementary School, based on the exploration of recipes as an absolute language for historical education in the classroom. Notebooks and recipebooks mark the trajectory of many families from Pernambuco, the recipe encompasses the description of nomenclatures, ingredients, and ways of preparing food and drinks that have symbolic and/or sentimental value for the family, community and identity core of individuals. It also portrays important informationabout the historical-cultural contexts in which it is located, which is why it is capable of favoring the Teaching of History through its use as a source of research. In view ofthis, the present research is applied and exploratory in nature. For its design, we carried out bibliographical research; case study of two recipes present in the book entitled Açúcar: uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil, by Gilberto Freyre, reissue published in 1997; and intertextual analysis of acollection of History textbooks for the Final Years of Elementary School, called Araribá mais: história, by Ana Claudia Fernandes, approved in the 2020 edition of thePNLD. In a qualitative approach, it was possible to realize that the History of Foodcan boost History Teaching because it is an aspect that is part of students' daily lives,while it can reveal a lot of historical knowledge by establishing a link with all areas of society. Therefore, the language of recipes can be used to teach History, because it can promote the learning of historical contexts and facilitating the establishment of long-lasting relationships among past, present, and future.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Francisca de Lima Alves.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons