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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56842
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Título: | Gestão escolar e inteligência artificial : o uso do ChatGPT como apoio à gestão |
Autor(es): | MELO, Rosemary dos Santos Mendes de |
Palavras-chave: | Educação; Gestão escolar; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Inteligência Artificial; ChatGPT; Formação Continuada |
Data do documento: | 25-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MELO, Rosemary dos Santos. Mendes de Gestão escolar e inteligência artificial: o uso do ChatGPT como apoio à gestão. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A pesquisa discutiu a relação entre as transformações sociais contemporâneas e a gestão escolar, enfatizando a crescente presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Tdic) na educação, dando um recorte especial para a Inteligência Artificial (IA) via ChatGPT como apoio à gestão escolar. Sob a premissa de que a educação e a gestão escolar refletem as mudanças sociais, a pesquisa problematizou esses dois campos e teve como objetivo geral analisar a visão dos gestores sobre o uso da Inteligência Artificial via ChatGPT apoio à gestão escolar. O estudo parte da perspectiva de que a presença da Inteligência Artificial na educação é inevitável, transformando o cenário educacional com impactos significativos, incluindo aprendizagens adaptativas e análise de dados. Na gestão escolar, desempenha um papel importante, otimizando processos pedagógicos e administrativos, tendo o ChatGPT como uma inovação da IA com aplicações vastas na educação, podendo contribuir na gestão escolar. O estudo ainda considera que o seu uso requer avaliação crítica e ética para garantir contribuições positivas do ponto de vista da gestão democrática. A abordagem metodológica da pesquisa se pautou por uma pesquisa exploratória. Nessa abordagem, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, questionários, oficinas e diários de bordo. Com relação à oficina proposta, a metodologia abrangeu desde a introdução à IA e ao ChatGPT até a análise crítica dos desafios éticos e democráticos associados ao uso dessas tecnologias na gestão escolar. A análise de conteúdo temático de Bardin foi utilizada para análise de dados. Os resultados revelaram que os gestores desempenham multitarefas, envolvendo questões administrativas e interpessoais, em constante atualização de demandas. Eles utilizam tecnologias já consolidadas, como comunicação online e habilidade com documentos, mas desconhecem o uso de IAs na gestão. O estudo revelou aspectos sedutores e positivos da IA na gestão: se bem utilizadas, as IAs podem colaborar com a melhoria e otimização das ações na gestão. Por outro lado, a pesquisa também revelou uma visão preocupante: é preciso ter cuidado para não perder de vista o pensar, o fazer, as relações humanas e automatização das ações. A pesquisa apresentou como produto final de trabalho a proposta de uma oficina. Trata-se de um produto alinhado à formação continuada, visando capacitar gestores na aplicação estratégica do ChatGPT. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56842 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica |
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