Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56842

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Ana Lúcia Felix dos-
dc.contributor.authorMELO, Rosemary dos Santos Mendes de-
dc.date.accessioned2024-07-22T14:07:48Z-
dc.date.available2024-07-22T14:07:48Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationMELO, Rosemary dos Santos. Mendes de Gestão escolar e inteligência artificial: o uso do ChatGPT como apoio à gestão. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56842-
dc.description.abstractA pesquisa discutiu a relação entre as transformações sociais contemporâneas e a gestão escolar, enfatizando a crescente presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Tdic) na educação, dando um recorte especial para a Inteligência Artificial (IA) via ChatGPT como apoio à gestão escolar. Sob a premissa de que a educação e a gestão escolar refletem as mudanças sociais, a pesquisa problematizou esses dois campos e teve como objetivo geral analisar a visão dos gestores sobre o uso da Inteligência Artificial via ChatGPT apoio à gestão escolar. O estudo parte da perspectiva de que a presença da Inteligência Artificial na educação é inevitável, transformando o cenário educacional com impactos significativos, incluindo aprendizagens adaptativas e análise de dados. Na gestão escolar, desempenha um papel importante, otimizando processos pedagógicos e administrativos, tendo o ChatGPT como uma inovação da IA com aplicações vastas na educação, podendo contribuir na gestão escolar. O estudo ainda considera que o seu uso requer avaliação crítica e ética para garantir contribuições positivas do ponto de vista da gestão democrática. A abordagem metodológica da pesquisa se pautou por uma pesquisa exploratória. Nessa abordagem, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, questionários, oficinas e diários de bordo. Com relação à oficina proposta, a metodologia abrangeu desde a introdução à IA e ao ChatGPT até a análise crítica dos desafios éticos e democráticos associados ao uso dessas tecnologias na gestão escolar. A análise de conteúdo temático de Bardin foi utilizada para análise de dados. Os resultados revelaram que os gestores desempenham multitarefas, envolvendo questões administrativas e interpessoais, em constante atualização de demandas. Eles utilizam tecnologias já consolidadas, como comunicação online e habilidade com documentos, mas desconhecem o uso de IAs na gestão. O estudo revelou aspectos sedutores e positivos da IA na gestão: se bem utilizadas, as IAs podem colaborar com a melhoria e otimização das ações na gestão. Por outro lado, a pesquisa também revelou uma visão preocupante: é preciso ter cuidado para não perder de vista o pensar, o fazer, as relações humanas e automatização das ações. A pesquisa apresentou como produto final de trabalho a proposta de uma oficina. Trata-se de um produto alinhado à formação continuada, visando capacitar gestores na aplicação estratégica do ChatGPT.pt_BR
dc.description.sponsorshipPCRpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectChatGPTpt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.titleGestão escolar e inteligência artificial : o uso do ChatGPT como apoio à gestãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7462326081480339pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4439575996103777pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Basicapt_BR
dc.description.abstractxThe research discussed the relationship between contemporary social transformations and school management, emphasizing the increasing presence of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in education, with a special focus on Artificial Intelligence (AI) via ChatGPT as support for school management. Under the premise that education and school management reflect social changes, the research problematized these two fields and aimed to analyze managers' views on the use of Artificial Intelligence through ChatGPT in school management. The study is based on the perspective that the presence of Artificial Intelligence in education is inevitable, transforming the educational landscape with significant impacts, including adaptive learning and data analysis. In school management, it plays an important role, optimizing pedagogical and administrative processes, with ChatGPT being an AI innovation with vast applications in education, potentially contributing to school management. The study also considers that its use requires critical and ethical evaluation to ensure positive contributions from the perspective of democratic management. The methodological approach of the research was based on exploratory research. In this approach, data collection was carried out through interviews, questionnaires, workshops, and logbooks. Regarding the proposed workshop, the methodology ranged from the introduction to AI and ChatGPT to the critical analysis of ethical and democratic challenges associated with the use of these technologies in school management. Bardin's thematic content analysis was used for data analysis. The results revealed that managers perform multitasks involving administrative and interpersonal issues, constantly updating demands. They use well-established technologies such as online communication and document skills but are unaware of the use of AIs in management. The study revealed appealing and positive aspects of AI in management: if well used, AIs can contribute to the improvement and optimization of management actions. On the other hand, the research also revealed a concerning view: care must be taken not to lose sight of thinking, doing, human relationships, and the automation of actions. The research presented a workshop proposal as the final work product. It is a product aligned with continuing education, aiming to train managers in the strategic application of ChatGPT.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rosemary dos Santos Mendes.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons