Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56841

Share on

Title: Ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempos de pandemia da COVID19: um estudo a partir da percepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Authors: MORAES, Nícolas Gomes de
Keywords: Ensino remoto emergencial; ensino híbrido; Ciências Sociais Aplicadas; pandemia; percepção discente; Ciências Contábeis; UFPE
Issue Date: 18-Dec-2023
Citation: MORAES, Nícolas Gomes de. Ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempos de pandemia da COVID19: um estudo a partir da percepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis), Ccsa, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa com os estudantes do curso de Ciências Contábeis, do turno da noite, da UFPE. O objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção dos alunos em relação ao Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia da Covid19, tendo em vista que a experiência vivenciada pelos alunos se torna reflexo direto que auxilia na elaboração de planos de ação para melhorar a efetividade do trabalho realizado pelas universidades. Os resultados revelaram que a maioria dos discentes manifestou preferência pelo modelo de ensino híbrido, que combina aulas presenciais e remotas. No entanto, é importante ressaltar que, apesar dessa preferência, muitos consideram o ensino presencial como mais efetivo para o aprendizado. Os estudantes também expressaram preocupações com a falta de interação presencial, mas reconheceram o benefício da flexibilidade oferecida pelo ensino remoto emergencial. Essa pesquisa forneceu insights sobre a percepção dos alunos em relação à eficácia do ensino remoto, os desafios enfrentados, suas perspectivas durante a pandemia e o modelo de ensino preferido. Essas informações podem orientar futuras decisões acadêmicas e políticas para melhorar a qualidade do ensino em Ciências Contábeis na UFPE durante situações de crise como a pandemia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56841
Appears in Collections:(TCC) - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC NICOLAS GOMES DE MORAES.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons