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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56838

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Título: O filosofar como experiência educativa : construir a autonomia a partir da perspectiva kantiana
Autor(es): ROCHA, Eduardo Victor Silva
Palavras-chave: Filosofia; Kant, Immanuel, 1724-1804; Autonomia (Filosofia); Filosofar; Filosofia – Estudo e ensino
Data do documento: 28-Ago-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ROCHA, Eduardo Victor Silva. O filosofar como experiência educativa: construir a autonomia a partir da perspectiva kantiana. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O presente trabalho aborda aspectos relacionados à autonomia humana no sentido de construção da moralidade proposta por Kant, considerando a sua relação com o exercício do filosofar no contexto de um projeto educativo. Para tanto, parte da teoria do conhecimento desse pensador, do reconhecimento das possibilidades do conhecer a partir de elementos conceituais ali identificados e da moralidade tematizada por ele, relacionando-os ao melhoramento da humanidade mediada pela educação como processo que pressupõe considerar o legado das gerações que nos antecederam. O estudo se propôs a discutir o significado da autonomia humana como resultante do exercício do pensar propiciado pela experiência do filosofar, a partir dos conceitos encontrados na obra do pensador e da análise de uma intervenção realizada em sala de aula. Com essa finalidade, o trabalho apresenta alguns aspectos da filosofia kantiana e, demarcando a compreensão educacional aí encontrada, consideramos a pertinência da discussão em torno de um projeto de educação que vise a um melhoramento gradativo da humanidade, levado a cabo por uma intenção racional. Os procedimentos metodológicos assumidos no estudo, envolvem pesquisa bibliográfica e o trabalho empírico por meio da aplicação da intervenção em sala de aula, estruturada na forma de uma sequência didática. Assume para tanto uma abordagem hermenêutica como forma de interpretação e análise dos dados bibliográficos e empíricos resultantes da ação desenvolvida na escola campo de intervenção. Tendo em vista esse caminho, conclui-se quanto à necessidade de relacionar, como objeto de nosso trabalho, o reconhecimento de um fio condutor na teoria kantiana que desemboca em sua pedagogia. Considera-se ainda que se trate de um debate atual, especialmente quanto ao aprofundamento da possibilidade de melhorar a educação a partir dos pressupostos apontados por Kant e de seu reconhecimento do progresso da humanidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56838
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

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