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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56838

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento-
dc.contributor.authorROCHA, Eduardo Victor Silva-
dc.date.accessioned2024-07-22T13:27:36Z-
dc.date.available2024-07-22T13:27:36Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationROCHA, Eduardo Victor Silva. O filosofar como experiência educativa: construir a autonomia a partir da perspectiva kantiana. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56838-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda aspectos relacionados à autonomia humana no sentido de construção da moralidade proposta por Kant, considerando a sua relação com o exercício do filosofar no contexto de um projeto educativo. Para tanto, parte da teoria do conhecimento desse pensador, do reconhecimento das possibilidades do conhecer a partir de elementos conceituais ali identificados e da moralidade tematizada por ele, relacionando-os ao melhoramento da humanidade mediada pela educação como processo que pressupõe considerar o legado das gerações que nos antecederam. O estudo se propôs a discutir o significado da autonomia humana como resultante do exercício do pensar propiciado pela experiência do filosofar, a partir dos conceitos encontrados na obra do pensador e da análise de uma intervenção realizada em sala de aula. Com essa finalidade, o trabalho apresenta alguns aspectos da filosofia kantiana e, demarcando a compreensão educacional aí encontrada, consideramos a pertinência da discussão em torno de um projeto de educação que vise a um melhoramento gradativo da humanidade, levado a cabo por uma intenção racional. Os procedimentos metodológicos assumidos no estudo, envolvem pesquisa bibliográfica e o trabalho empírico por meio da aplicação da intervenção em sala de aula, estruturada na forma de uma sequência didática. Assume para tanto uma abordagem hermenêutica como forma de interpretação e análise dos dados bibliográficos e empíricos resultantes da ação desenvolvida na escola campo de intervenção. Tendo em vista esse caminho, conclui-se quanto à necessidade de relacionar, como objeto de nosso trabalho, o reconhecimento de um fio condutor na teoria kantiana que desemboca em sua pedagogia. Considera-se ainda que se trate de um debate atual, especialmente quanto ao aprofundamento da possibilidade de melhorar a educação a partir dos pressupostos apontados por Kant e de seu reconhecimento do progresso da humanidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804pt_BR
dc.subjectAutonomia (Filosofia)pt_BR
dc.subjectFilosofarpt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO filosofar como experiência educativa : construir a autonomia a partir da perspectiva kantianapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Nelio Vieira de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5227260010479795pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2640094533229805pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThe presente work addesses aspects related to human autonomy in the sense of building the morality proposed by Kant, considering its relationship with the exercise of philosophizing in the context of an educational project. Therefore, it starts from the theory of knowledge of this thinker, from the recognition of the possibilities of knowing from the conceptual elements identified there, and from the morality thematized by him, relating them to the improvement of humanity mediated by education as a process that presupposes considering the legacy of generations that preceded us. The study aimed to discuss the meaning of human autonomy as a result of the exercise of thinking provided by the experience of philosophizing, based on the concepts found in the work of the thinker and the analysis of an intervention performed in the classroom. To this end, the work presents some aspects of Kantian philosophy and, demarcating the educational understanding found there, we consider the pertinence of the discussion around an education project aimed at a gradual improvement of humanity, carried out by a rational intention. The methodological procedures assumed in the study involve bibliographic research and empirical work through the application of intervention in the classroom, structured in the form of a didactic sequence. Therefore, it takes a hermeneutic approach as a way of interpreting and analyzing the bibliographic and empirical data resulting from the action developed in the intervention field school. In view of this path, we conclude as to the need to relate, as an object of our work, the recognition of a common thread in Kantian theory that leads to its pedagogy. It is also condidered that this is a current debate, especially regarding the possibility of improving education based on the assumptions pointed out by Kant and his recognition of the progress of humanity.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263427602095239pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

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