Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56812

Compartilhe esta página

Título: Do toque ao gesto: o processo de aprendizagem da regência coral de uma estudante com cegueira no curso de Licenciatura em Música da UFPE
Autor(es): MORAIS, Amanda Tamiris da Silva
Palavras-chave: Regência coral; Processo de aprendizagem; Educação musical inclusiva; Deficiência visual; Cegueira
Data do documento: 2-Jun-2023
Citação: MORAIS, Amanda Tamiris da Silva. Do toque ao gesto: o processo de aprendizagem da regência coral de uma estudante com cegueira no curso de licenciatura em música da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O objetivo geral deste trabalho foi investigar os caminhos do processo de aprendizagem da regência para estudantes de música com deficiência visual, a partir do relato de experiência de uma estudante com cegueira do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Os objetivos específicos foram, respectivamente, apresentar as origens e conceitos básicos da Regência; identificar os problemas e desafios encontrados pelos estudantes com deficiência visual nessas disciplinas e apresentar alternativas para tornar essas disciplinas mais acessíveis e inclusivas para este público. Para tal, optou-se pelo caminho metodológico da pesquisa bibliográfica e documental, utilizando como base de dados artigos, dissertações e livros armazenados em plataformas como o Portal de Periódicos (CAPES), Google Acadêmico, Academia Edu, além de sites voltados para a área da educação especial inclusiva, analisando estes dados de forma qualitativa. A fundamentação teórica deste trabalho está apoiada em autores como Amato (2014), Figueiredo (2006), Gomes (2015), Lima (2017), Louro (2003), Ramos (2003) e Tudissaki (2019). Estes textos dão o aporte necessário para a discussão a respeito do ensino da regência nos cursos de Licenciatura em Música, como se dá o processo de aprendizagem desta disciplina para os estudantes com cegueira e a importância que esta área tem na formação docente destes estudantes, trazendo a partir do relato da autora reflexões de como podemos tornar o ensino da disciplina já mencionada mais acessível e inclusivo. Com base nestas discussões e reflexões, foi possível apresentar alternativas práticas que viabilizem o ensino inclusivo da regência para estudantes com deficiência visual (cegueira), permitindo a formação plena enquanto educador musical destas pessoas, ampliando seu leque de opções dentro do mercado de trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56812
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Amanda Tamiris da Silva Morais.pdf6,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons