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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56812

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de-
dc.contributor.authorMORAIS, Amanda Tamiris da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-19T19:10:53Z-
dc.date.available2024-07-19T19:10:53Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.date.submitted2024-02-20-
dc.identifier.citationMORAIS, Amanda Tamiris da Silva. Do toque ao gesto: o processo de aprendizagem da regência coral de uma estudante com cegueira no curso de licenciatura em música da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56812-
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho foi investigar os caminhos do processo de aprendizagem da regência para estudantes de música com deficiência visual, a partir do relato de experiência de uma estudante com cegueira do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Os objetivos específicos foram, respectivamente, apresentar as origens e conceitos básicos da Regência; identificar os problemas e desafios encontrados pelos estudantes com deficiência visual nessas disciplinas e apresentar alternativas para tornar essas disciplinas mais acessíveis e inclusivas para este público. Para tal, optou-se pelo caminho metodológico da pesquisa bibliográfica e documental, utilizando como base de dados artigos, dissertações e livros armazenados em plataformas como o Portal de Periódicos (CAPES), Google Acadêmico, Academia Edu, além de sites voltados para a área da educação especial inclusiva, analisando estes dados de forma qualitativa. A fundamentação teórica deste trabalho está apoiada em autores como Amato (2014), Figueiredo (2006), Gomes (2015), Lima (2017), Louro (2003), Ramos (2003) e Tudissaki (2019). Estes textos dão o aporte necessário para a discussão a respeito do ensino da regência nos cursos de Licenciatura em Música, como se dá o processo de aprendizagem desta disciplina para os estudantes com cegueira e a importância que esta área tem na formação docente destes estudantes, trazendo a partir do relato da autora reflexões de como podemos tornar o ensino da disciplina já mencionada mais acessível e inclusivo. Com base nestas discussões e reflexões, foi possível apresentar alternativas práticas que viabilizem o ensino inclusivo da regência para estudantes com deficiência visual (cegueira), permitindo a formação plena enquanto educador musical destas pessoas, ampliando seu leque de opções dentro do mercado de trabalho.pt_BR
dc.format.extent57 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRegência coralpt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação musical inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectCegueirapt_BR
dc.titleDo toque ao gesto: o processo de aprendizagem da regência coral de uma estudante com cegueira no curso de Licenciatura em Música da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0765099320355938pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595pt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this work was to investigate the paths of the conducting learning process for visually impaired music students, based on the experience report of a blind student on the Music Degree course at the Federal University of Pernambuco (UFPE), Os specific objectives were, respectively, to present the origins and basic concepts of the Regency; identify the problems and challenges encountered by students with visual impairments in these subjects and present alternatives to make these subjects more accessible and inclusive for this audience. To this end, we opted for the methodological path of bibliographic and documentary research, using as a database articles, dissertations and books stored on platforms such as the Periodicals Portal (CAPES), Google Scholar, Academia Edu, as well as websites focused on the area. of inclusive special education, analyzing this data in a qualitative way. The theoretical foundation of this work is supported by authors such as Amato (2014), Figueiredo (2006), Gomes (2015), Lima (2017), Louro (2003), Ramos (2003) and Tudissaki (2019). These texts provide the necessary support for the discussion regarding the teaching of conducting in Music Degree courses, how the learning process of this discipline occurs for students with blindness and the importance that this area has in the teaching training of these students, bringing based on the author's report, reflections on how we can make teaching the aforementioned subject more accessible and inclusive. Based on these discussions and reflections, it was possible to present practical alternatives that enable the inclusive teaching of conducting for students with visual impairments (blindness), allowing them to fully train as music educators, expanding their range of options within the job market.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

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