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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56631
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Title: | Operação USAID : a educação brasileira segundo relatórios, memorandos e telegramas da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (1967-1972) |
Authors: | MARINHO, David Glasiel de Azevedo |
Keywords: | História da Educação; Ditadura Civil-Militar Brasileira; Agência dos Estados Unidos Para o Desenvolvimento Internacional; Teoria e História |
Issue Date: | 22-Mar-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MARINHO, David Glasiel Azevedo. Operação USAID: a educação brasileira segundo relatórios, memorandos e telegramas da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (1967-1972). 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A tese consiste em compreender a atuação multifacetada da Agência dos Estados Unidos Para o Desenvolvimento Internacional (USAID) como vetor constitutivo de novas dinâmicas históricas no decurso das transformações estruturais no cenário educacional brasileiro entre 1967 e 1972. Pesquisa constituída por relatórios, memorandos e telegramas – ostensivos e não ostensivos – que posicionam a agência numa latitude diversa daquelas consagradas pela historiografia crítica ou “versão oficial” da história (Le Goff, 1990). Abordagem que não só a distancia de sua fictícia natureza imparcial, mas também permite afastá-la da condição de “órgão a serviço da CIA”. No que concerne aos méritos específicos da pesquisa, a análise das operações narrativas que constituem a documentação revela novas dimensões e tramas envolvendo o governo brasileiro e a agência no contexto de redirecionamento da educação (Ricouer, 2007). No campo estrutural, a pesquisa se aprofunda a fim de refletir as principais políticas de estado efetivadas sob a égide das prescrições feitas pela entidade estrangeira. Em último plano, a USAID torna-se testemunha-chave (Ginzburg, 2002) da condição de coautor do Estado e dos efeitos ulteriores diretos, indiretos e difusos que se compatibilizam com um legado deletério deixado pela ditadura civil-militar à educação nacional (Saviani, 2013). Isto posto, a USAID passa a ter uma função interposta, afastada de contornos narrativos estáticos, porém adjacente a uma presença cinética e, nessa esteira, deve ser compreendida para além dos campos de força hegemônica que interferem nas condições de produzir e validar a história (Althusser, 1985). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56631 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Educação |
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