Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56631

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, André Gustavo Ferreira da-
dc.contributor.authorMARINHO, David Glasiel de Azevedo-
dc.date.accessioned2024-07-11T13:23:08Z-
dc.date.available2024-07-11T13:23:08Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.citationMARINHO, David Glasiel Azevedo. Operação USAID: a educação brasileira segundo relatórios, memorandos e telegramas da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (1967-1972). 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56631-
dc.description.abstractA tese consiste em compreender a atuação multifacetada da Agência dos Estados Unidos Para o Desenvolvimento Internacional (USAID) como vetor constitutivo de novas dinâmicas históricas no decurso das transformações estruturais no cenário educacional brasileiro entre 1967 e 1972. Pesquisa constituída por relatórios, memorandos e telegramas – ostensivos e não ostensivos – que posicionam a agência numa latitude diversa daquelas consagradas pela historiografia crítica ou “versão oficial” da história (Le Goff, 1990). Abordagem que não só a distancia de sua fictícia natureza imparcial, mas também permite afastá-la da condição de “órgão a serviço da CIA”. No que concerne aos méritos específicos da pesquisa, a análise das operações narrativas que constituem a documentação revela novas dimensões e tramas envolvendo o governo brasileiro e a agência no contexto de redirecionamento da educação (Ricouer, 2007). No campo estrutural, a pesquisa se aprofunda a fim de refletir as principais políticas de estado efetivadas sob a égide das prescrições feitas pela entidade estrangeira. Em último plano, a USAID torna-se testemunha-chave (Ginzburg, 2002) da condição de coautor do Estado e dos efeitos ulteriores diretos, indiretos e difusos que se compatibilizam com um legado deletério deixado pela ditadura civil-militar à educação nacional (Saviani, 2013). Isto posto, a USAID passa a ter uma função interposta, afastada de contornos narrativos estáticos, porém adjacente a uma presença cinética e, nessa esteira, deve ser compreendida para além dos campos de força hegemônica que interferem nas condições de produzir e validar a história (Althusser, 1985).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectDitadura Civil-Militar Brasileirapt_BR
dc.subjectAgência dos Estados Unidos Para o Desenvolvimento Internacionalpt_BR
dc.subjectTeoria e Históriapt_BR
dc.titleOperação USAID : a educação brasileira segundo relatórios, memorandos e telegramas da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (1967-1972)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0286859452122772pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3966877544841288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe thesis consists of understanding the multifaceted role of the United States Agency for International Development (USAID) as a constitutive vector of new historical dynamics during the structural transformations in Brazilian education between 1967 and 1972. The research is based on reports, memoranda, and telegrams - both overt and covert - which position the agency in a different light from that portrayed by critical historiography or the "official version" of history (Le Goff, 1990). This approach not only distances it from its fictional impartial nature but also allows it to be seen beyond the characterization of being a "CIA puppet." Regarding the specific merits of the research, the analysis of the narrative operations that constitute the documentation reveals new dimensions and plots involving the Brazilian government and the agency in the context of redirecting education (Ricouer, 2007). On a structural level, the research delves deep to reflect the main state policies implemented under the guidance of the foreign entity's prescriptions. Ultimately, the USAID becomes a key witness (Ginzburg, 2002) to the co-authorship of the State and the subsequent direct, indirect, and diffuse effects that align with a detrimental legacy left by the civil-military dictatorship on national education. In this context, the USAID assumes an intermediary role, removed from static narrative contours but adjacent to a kinetic presence. Consequently, it should be understood beyond the hegemonic forces that interfere in the conditions of producing and validating history (Althusser, 1985).pt_BR
dc.description.abstractxLa tesis consiste en comprender la actuación multifacética de la Agencia de los Estados Unidos para el Desarrollo Internacional (USAID) como un vector constitutivo de nuevas dinámicas históricas durante las transformaciones estructurales en el escenario educacional brasileño entre 1967 y 1972. La investigación está compuesta por informes, memorandos y telegramas, tanto ostensivos como encubiertos, que sitúan a la agencia en una posición diferente a la que le asigna la historiografía crítica o la "versión oficial" de la historia (Le Goff, 1990). Esta aproximación no solo la aleja de su ficticia naturaleza imparcial, sino que también la desvincula de la condición de ser un "órgano al servicio de la CIA". En lo que respecta a los méritos específicos de la investigación, el análisis de las operaciones narrativas que conforman la documentación revela nuevas dimensiones e intrincaciones que involucran al gobierno brasileño y la agencia en el contexto del redireccionamiento de la educación (Ricouer, 2007). En el ámbito estructural, la investigación se adentra para reflejar las principales políticas estatales efectuadas bajo la égida de las prescripciones de la entidad extranjera. En última instancia, la USAID se convierte en un testigo clave (Ginzburg, 2002) de la coautoría del Estado y de los efectos directos, indirectos y difusos que se alinean con un legado perjudicial dejado por la dictadura civil-militar en la educación nacional. Dicho esto, la USAID adquiere una función intermedia, alejada de los contornos narrativos estáticos, pero cercana a una presencia cinética y, en esta línea, debe ser comprendida más allá de los campos de fuerza hegemónicos que interfieren en las condiciones de producir y validar la historia (Althusser, 1985).pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE David Glasiel de Azevedo Marinho.pdf9,8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons