Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56583

Compartilhe esta página

Título: Sequência didática investigativa para a compreensão de espécies exóticas e invasoras no ensino médio
Autor(es): FREITAS, Robson Gomes de
Palavras-chave: Biologia - estudo e ensino; Ensino de ciências; Recurso Pedagógico; Sequência Didática; Educação ambiental
Data do documento: 25-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FREITAS, Robson Gomes de. Sequência didática investigativa para a compreensão de espécies exóticas e invasoras no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: Os professores da educação básica enfrentam um grande desafio no ensino sobre as bioinvasões, devido à baixa adesão ao tema e à falta de conhecimento dos alunos. Nesse contexto, a educação ambiental emerge como uma fonte de informação, proporcionando aos educadores estratégias de ensino que estimulam a construção do conhecimento pelos estudantes por meio de métodos investigativos. E a pesquisa em educação ambiental sobre bioinvasões desempenha um papel crucial na aquisição, ressignificação e aplicação de novos conhecimentos pelos estudantes, contribuindo para a mitigação dos problemas relacionados às espécies exóticas e invasoras. Com o objetivo de promover a compreensão dos alunos sobre espécies exóticas e invasoras, os problemas e danos causados por essas espécies, e o desenvolvimento de estratégias para lidar com essas questões, a pesquisa envolveu uma abordagem participativa em uma sequência didática com diversas estratégias pedagógicas como; aulas expositivas e dialogadas, aula de campo, aulas práticas e elaboração de guias de identificação das espécies exóticas e invasoras, com a avaliação atitudinal pautada nos domínios cognitivas da taxonomia de Bloom e engajamento no Jogo “Quem sou eu”, Mostrando os resultados que as abordagens investigativa e participativa contribuíram para o processo de aprendizagem dos alunos, com um aumento na compreensão dos conceitos relacionados à invasão de espécies exóticas, bem como na capacidade de analisar criticamente dados e propor soluções para a mitigação dos problemas identificados. Além disso, os alunos demonstraram um maior interesse e envolvimento nas questões ambientais após a implementação da sequência didática. Isso sugere que a abordagem adotada foi eficaz não apenas na promoção do aprendizado, mas também no estímulo à conscientização e ao interesse dos alunos em questões ambientais. Os resultados deste estudo destacam a importância de estratégias pedagógicas participativas e investigativas no ensino de questões ambientais, especialmente aquelas relacionadas a espécies exóticas e invasoras. Essas abordagens podem não apenas promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mas também estimular o engajamento dos alunos em questões socioambientais relevantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56583
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Robson Gomes de Freitas.PDF3,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons