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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56583

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorFREITAS, Robson Gomes de-
dc.date.accessioned2024-07-09T12:23:17Z-
dc.date.available2024-07-09T12:23:17Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationFREITAS, Robson Gomes de. Sequência didática investigativa para a compreensão de espécies exóticas e invasoras no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56583-
dc.description.abstractOs professores da educação básica enfrentam um grande desafio no ensino sobre as bioinvasões, devido à baixa adesão ao tema e à falta de conhecimento dos alunos. Nesse contexto, a educação ambiental emerge como uma fonte de informação, proporcionando aos educadores estratégias de ensino que estimulam a construção do conhecimento pelos estudantes por meio de métodos investigativos. E a pesquisa em educação ambiental sobre bioinvasões desempenha um papel crucial na aquisição, ressignificação e aplicação de novos conhecimentos pelos estudantes, contribuindo para a mitigação dos problemas relacionados às espécies exóticas e invasoras. Com o objetivo de promover a compreensão dos alunos sobre espécies exóticas e invasoras, os problemas e danos causados por essas espécies, e o desenvolvimento de estratégias para lidar com essas questões, a pesquisa envolveu uma abordagem participativa em uma sequência didática com diversas estratégias pedagógicas como; aulas expositivas e dialogadas, aula de campo, aulas práticas e elaboração de guias de identificação das espécies exóticas e invasoras, com a avaliação atitudinal pautada nos domínios cognitivas da taxonomia de Bloom e engajamento no Jogo “Quem sou eu”, Mostrando os resultados que as abordagens investigativa e participativa contribuíram para o processo de aprendizagem dos alunos, com um aumento na compreensão dos conceitos relacionados à invasão de espécies exóticas, bem como na capacidade de analisar criticamente dados e propor soluções para a mitigação dos problemas identificados. Além disso, os alunos demonstraram um maior interesse e envolvimento nas questões ambientais após a implementação da sequência didática. Isso sugere que a abordagem adotada foi eficaz não apenas na promoção do aprendizado, mas também no estímulo à conscientização e ao interesse dos alunos em questões ambientais. Os resultados deste estudo destacam a importância de estratégias pedagógicas participativas e investigativas no ensino de questões ambientais, especialmente aquelas relacionadas a espécies exóticas e invasoras. Essas abordagens podem não apenas promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mas também estimular o engajamento dos alunos em questões socioambientais relevantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso Pedagógicopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleSequência didática investigativa para a compreensão de espécies exóticas e invasoras no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4753082914923791pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxBasic education teachers face a significant challenge in teaching about bioinvasions due to the low adherence to the topic and the lack of student knowledge. In this context, environmental education emerges as a source of information, providing educators with teaching strategies that encourage the construction of knowledge by students through investigative methods. Research in environmental education on bioinvasions plays a crucial role in the acquisition, re-signification, and application of new knowledge by students, contributing to the mitigation of problems related to exotic and invasive species. With the aim of promoting students' understanding of exotic and invasive species, the problems and damages caused by these species, and the development of strategies to address these issues, the research involved a participatory approach in a didactic sequence with various pedagogical strategies such as: lectures and dialogues, field classes, practical classes, and the creation of guides for the identification of exotic and invasive species, with attitudinal evaluation based on the cognitive domains of Bloom's taxonomy and engagement in the game "Who am I?". The results show that the investigative and participatory approaches contributed to the students' learning process, with an increase in the understanding of concepts related to the invasion of exotic species, as well as in the ability to critically analyze data and propose solutions for mitigating the identified problems. Furthermore, the students demonstrated greater interest and involvement in environmental issues after the implementation of the didactic sequence. This suggests that the adopted approach was effective not only in promoting learning but also in stimulating students' awareness and interest in environmental issues. The results of this study highlight the importance of participatory and investigative pedagogical strategies in teaching environmental issues, especially those related to exotic and invasive species. These approaches can not only promote the development of cognitive skills but also stimulate student engagement in relevant socio-environmental issues.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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