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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56562

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Título: Área de figuras planas em uma coleção de livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): BARBOSA, Katia Xavier Rodrigues
Palavras-chave: Área de figuras planas; Organizações praxeológicas; Livros didáticos; Anos iniciais
Data do documento: 22-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARBOSA, Katia Xavier Rodrigues. Área de figuras planas em uma coleção de livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo compreender a abordagem matemática e didática em uma coleção de LD de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao saber área de figuras planas. A fundamentação teórica está apoiada na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Chevallard, no tipo de Organização Didática proposta por Gascón, e no modelo de área enquanto grandeza proposto por Douady e Perrin-Glorian e Lima e Bellemain. A metodologia é qualitativa, de cunho documental, que consiste na análise da organização matemática e didática da coleção. Os resultados indicam, dentre as tarefas rastreadas, a predominância nas pertencentes ao tipo T2 (Determinar área de figuras planas), com 27 tarefas de representatividade, para as quais são aplicadas as técnicas: contagem de superfície unitária e multiplicação das medidas dos lados adjacentes. O bloco tecnológico-teórico que prevaleceu foi a aditividade de área e multiplicação, enquanto configuração retangular sob o domínio dos números naturais. Dos seis momentos de estudo propostos por Chevallard foram observados cinco, ficando de fora o momento da avaliação praxeológica. A ênfase da constituição do ambiente tecnológico teórico é no quadro numérico. A institucionalização do saber área na coleção didática, de forma geral, é considerada enquanto medida, o que pode contribuir para o desenvolvimento de lacunas na aprendizagem do estudante fortalecendo a promoção de concepção numérica. Devido à ênfase de a organização didática dos livros ser no momento exploratório e no trabalho da técnica, caracterizamos a concepção da obra como empirista, ou seja, a aprendizagem ocorre por meio de um processo didático indutivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56562
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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