Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56562

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marilene Rosa dos-
dc.contributor.authorBARBOSA, Katia Xavier Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-06-28T16:11:43Z-
dc.date.available2024-06-28T16:11:43Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.citationBARBOSA, Katia Xavier Rodrigues. Área de figuras planas em uma coleção de livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56562-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo compreender a abordagem matemática e didática em uma coleção de LD de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao saber área de figuras planas. A fundamentação teórica está apoiada na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Chevallard, no tipo de Organização Didática proposta por Gascón, e no modelo de área enquanto grandeza proposto por Douady e Perrin-Glorian e Lima e Bellemain. A metodologia é qualitativa, de cunho documental, que consiste na análise da organização matemática e didática da coleção. Os resultados indicam, dentre as tarefas rastreadas, a predominância nas pertencentes ao tipo T2 (Determinar área de figuras planas), com 27 tarefas de representatividade, para as quais são aplicadas as técnicas: contagem de superfície unitária e multiplicação das medidas dos lados adjacentes. O bloco tecnológico-teórico que prevaleceu foi a aditividade de área e multiplicação, enquanto configuração retangular sob o domínio dos números naturais. Dos seis momentos de estudo propostos por Chevallard foram observados cinco, ficando de fora o momento da avaliação praxeológica. A ênfase da constituição do ambiente tecnológico teórico é no quadro numérico. A institucionalização do saber área na coleção didática, de forma geral, é considerada enquanto medida, o que pode contribuir para o desenvolvimento de lacunas na aprendizagem do estudante fortalecendo a promoção de concepção numérica. Devido à ênfase de a organização didática dos livros ser no momento exploratório e no trabalho da técnica, caracterizamos a concepção da obra como empirista, ou seja, a aprendizagem ocorre por meio de um processo didático indutivo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁrea de figuras planaspt_BR
dc.subjectOrganizações praxeológicaspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.titleÁrea de figuras planas em uma coleção de livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5106355095307496pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2234877552692538pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to understand the mathematical and didactic approach in a collection of mathematics textbooks from the early years of Elementary School in relation to the knowledge of the area of plane figures. The theoretical foundation is based on the Anthropological Theory of Didactics, developed by Chevallard, on the type of Didactic Organization proposed by Gascón, and on the model of area as quantity proposed by Douady and Perrin-Glorian and Lima and Bellemain. The methodology is qualitative, of a documentary nature, which consists of the analysis of the mathematical and didactic organization of the collection. The results indicate, among the tasks tracked, the predominance of those belonging to the T2 type (Determine area of plane figures), with 27 representative tasks, for which the following techniques are applied: counting of unit surface and multiplication of adjacent sides. The technological-theoretical block that prevailed was the additivity of area and multiplication, as a rectangular configuration under the domain of the natural numbers. Of the six study moments proposed by Chevallard, five were observed, leaving out the moment of the praxeological evaluation. The emphasis of the constitution of the theoretical technological environment is on the numerical framework. The institutionalization of the knowledge area in the didactic collection, in general, is considered as a measure, which can contribute to the development of gaps in the student's learning, strengthening the promotion of numerical conception. Due to the emphasis that the didactic organization of the books is in the exploratory moment and in the work of the technique, we characterize the conception of the work as empiricist, that is, learning occurs through an inductive didactic process.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Katia Xavier Rodrigues Barbosa.pdf3,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons