Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56510
Share on
Title: | Balanceamento otimizado da produção com a demanda em estaleiros náuticos: metodologia aplicada em caso real |
Authors: | LEMOS, Catarina Zovka de Moraes |
Keywords: | Indústria náutica; Estaleiro náutico; Planejamento agregado; Programação linear; Planejamento da capacidade |
Issue Date: | 6-May-2024 |
Citation: | LEMOS, Catarina Zovka de Moraes. Balanceamento otimizado da produção com a demanda em estaleiros náuticos: metodologia aplicada em caso real. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O Planejamento agregado é o processo de balanceamento da produção com a demanda, projetada para horizontes de tempo em geral de seis a doze meses. Para o planejamento agregado adota-se como medida de capacidade uma unidade geral, i.e. agregada, já que ele assume que o mix de produtos é constante durante todo o mês. Esse balanceamento pode ser feito atuando-se sobre os recursos produtivos. Nesse processo o que se procura é combinar os recursos produtivos de maneira a simultaneamente atender a demanda e conseguir custo mínimo de produção. Nesse trabalho propõe-se uma metodologia para a aplicação do Modelo de Programação Linear, que leva a uma solução ótima, ou seja, conduz ao Planejamento Agregado com mínimo custo total de produção em face das alternativas de produção disponíveis. Para ilustrar a aplicação desta metodologia na prática, é utilizado o caso real de um estaleiro náutico situado no estado de Santa Catarina. Inicialmente foi medida a capacidade do estaleiro, em seguida foi elaborada uma previsão da demanda para o ano seguinte, depois foi escolhida a política de capacidade adequada para a gestão da produção e por fim foi proposta a alternativa ótima de Planejamento Agregado para o ano seguinte. A aplicação do modelo proposto provou que a metodologia é viável de aplicação, sendo assim, este trabalho uma referência útil para aplicações de planejamento agregado em outros estaleiros náuticos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56510 |
Appears in Collections: | (TCC) - Engenharia Naval |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Catarina Zovka de Moraes Lemos.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License